LEITE: Pouca oscilação de preços no início de 2009
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O mercado do leite começa o ano de 2009 mantendo a estabilização nos preços pagos ao produtor, como ocorreu em 2008. Na primeira reunião do ano do Conselho Paritário de Produtores e Indústria de Leite do Estado do Paraná (Conseleite-PR), realizada na semana passada, o valor do produto padrão para dezembro fechou em R$ 0,5359, um pouco acima do valor estimado que era de R$ 0,5326. O preço referência para janeiro ficou em R$ 0,5312.
Custos de produção - O valor, segundo a secretária do Conseleite, Maria Silvia Digiovani, que é engenheira agrônoma da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), garante alguma rentabilidade, mas "tem muita gente trabalhando no vermelho", afirma. Os ganhos do produtor esbarram nos custos de produção que tiveram um grande aumento desde 2008. O item que mais encarece é a suplementação alimentar dos animais, que tem como ingredientes principais a soja e o milho. E é um produto que não pode ser desprezado, pois tem papel importante na produção leiteira do animal. ""Alimentação responde por 58% dos custos de produção"", diz a técnica da Faep.
Valor menor que o sugerido- Além do custo, destaca Sílvia, nem todos os produtores estão recebendo os valores sugeridos pelo Conseleite. "Há um compromisso dos integrantes do conselho em respeitar o valor e a grande maioria dessas indústrias pagam mais que o preço de referência. Entretanto, o número de indústrias lácteas do Estado é de aproximadamente 300. Do Conseleite participam apenas 20", diz.
Período confuso - Em 2007, segundo Sílvia, houve uma alta procura pelo leite o que resultou em preços muito atraentes (cerca de R$ 0,70/litro). Isso promoveu um aumento na produção mundial do leite em 2008, derrubando o preço. Houve ainda o agravante da crise financeira internacional, lembra a secretaria do Conseleite. O período, segundo Sílvia, está muito confuso para se estabelecer previsões de mercado. "Todas as estimativas furaram, inclusive a de manutenção por cerca de dois anos dos ótimos preços de 2007".
Campanhas - "É preciso agora investir em campanhas pelo aumento do consumo do leite", diz Silvia. O brasileiro consome em média 114 litros/ano de produtos lácteos (leite e derivados). A quantidade ideal seria de 200 litros/ano. "No comparativo o consumo não é baixo, mas pode aumentar muito mais". Ela acredita que 2009 uma campanha do gênero deva mobilizar a cadeia em todo o país. (Folha de Londrina)