LOGÍSTICA: Seminário reuniu 47 cooperativistas em Guarapuava
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O III Seminário de Logística, que aconteceu ontem (07/12), em Guarapuava, teve a participação de 47 dirigentes e gerentes de oito cooperativas de transporte e cinco do ramo agropecuário. O objetivo do evento foi esclarecer e discutir temas como modernização de frota, legislação e responsabilidade civil, questão ambiental, seguro, saúde do caminhoneiro, qualidade e segurança, entre outros assuntos de importância para o segmento. No Paraná atuam 16 cooperativas de transporte, com cerca de 1.600 cooperados. Juntas, faturaram mais de R$ 80 milhões em 2005.
Pró-Caminhoneiro- O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou aos participantes sobre o Pró-Caminhoneiro, linha de crédito do BNDES que financia a compra de caminhões e equipamentos novos e usados. Também ocorreram palestras sobre danos ambientais, com enfoque sobre seguros; qualidade e produtividade, sobre a importância de uma gestão que considere o transporte uma extensão do produto, que depende de uma apresentação adequado do caminhoneiro e da frota; licenças operacionais, com a participação do coordenador do setor de produtos controlados, José César de Bittencourt, da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições –PR, que falou sobre os procedimentos obrigatórios para o transporte de cargas químicas ou com mercadorias controladas.
Experiência - A última palestra do dia foi de Heron Teixeira de Assis, da cooperativa Agrária, que demonstrou o funcionamento do sistema de avaliação e contratação de transportadoras desenvolvido pela entidade. A cooperativa criou um mecanismo que avalia o serviço de transporte através de uma pontuação de produtividade. Média menor que três durante três meses consecutivos desqualifica o transportador, que é substituído. Assis colocou-se à disposição das demais cooperativas para esclarecimentos para a implantação sistema, que melhorou de forma considerável a logística de transporte da Agrária. De acordo com o assessor cooperativista do Sescoop-PR, Izaias Gonçalves Lopes, o III Seminário teve resultados positivos, com participação expressiva das cooperativas. “O evento é realizado procurando sempre atender às demandas práticas referentes à logística de transporte. Nesta edição, mais uma vez os objetivos foram alcançados”, conclui.