MAÇÃ: Mapa atende Ocepar e publica zoneamento agrícola
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A coordenação geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério da Agricultura publicou a Portaria nº 51, de 10 de abril de 2008, que aprova o zoneamento agrícola para a cultura da maçã no Estado do Paraná, safra 2008/2009. A definição do zoneamento agrícola para a maçã vinha sendo defendida pelo Sistema Ocepar desde 2006, atendendo a pleito dos produtores associados de cooperativas produtoras de maçã do Paraná. Segundo o documento anexo à Resolução 051/2008, são indicadas para a cultura no Estado do Paraná as cultivares de maçã registradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atendidas as indicações das regiões de adaptação em conformidade com as recomendações dos respectivos obtentores/detentores (mantenedores). "Devem ser utilizadas no plantio mudas produzidas em conformidade com a legislação brasileira sobre sementes e mudas (Lei nº 10.711, de 5 de agosto de 2003, e Decreto nº 5.153, de 23 de agosto de 2004)".
Financiamento oficial - "Os bancos, que não liberavam custeio a juros de crédito rural para a maçã por ser considerada uma cultura de risco por estar fora do zoneamento, agora não têm mais desculpa. Com esse zoneamento podemos nos equiparar às regiões produtoras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na obtenção de crédito rural. Antes, os bancos até liberavam financiamentos, mas a juros de 12 a 14% ao ano. Agora, os juros são de crédito rural, a 6,75% ao ano", afirmou o presidente da cooperativa Cocamp, de Palmas, Edson Sussumi Yabuki.
Dois anos para a inclusão - O primeiro pedido do Sistema Ocepar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para inclusão do Paraná no zoneamento agrícola da maçã foi feito em 2006. Na oportunidade o ministério respondeu que o estudo para a inclusão do estado no zoneamento dependia de um cronograma de trabalho e de recursos. No ano passado, em nova correspondência, a Ocepar reiterou o pedido justificando que o Iapar já havia elaborado o zoneamento com base em 27 anos de pesquisa, e que o mesmo poderia ser utilizado pelo Mapa. "Dessa forma, solicitamos ao Mapa que leve em conta esse trabalho de zoneamento realizado pelo Iapar para a edição e publicação de portaria oficializando o zoneamento para esta cultura no Paraná, que representa uma atividade de grande importância para o Estado, em especial para a região Sul e Sudeste do Paraná, que se constitui em uma extensão da região produtora de maçã de Santa Catarina que já é contemplada pelo Zoneamento Agrícola de risco climático", afirmava ofício assinado pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.