MAPA: País pode elevar produção de grãos em 6%

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, disse ontem (05/05) que o Brasil tem potencial para elevar sua produção agrícola entre 5% e 6% ao ano no médio prazo. Nos últimos anos, a produção agrícola cresceu 4,8%, em média. Ele fez as declarações após participar de uma reunião com uma delegação japonesa, que está no Brasil para discutir o comércio de biocombustíveis e outros produtos agrícolas.

Crédito ao produtor - Segundo o ministro, o governo colocará crédito à disposição dos produtores para que a produção cresça nesses níveis. Ele descartou, no entanto, o crescimento superior a 6%. "Se crescermos 6% ao ano nos próximos dez anos o resultado será extraordinário", afirmou. Na reunião, o ministro da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão Masatoshi Wakabayashi, lembrou que o Japão é o maior importador mundial de produtos agrícolas e que o país é auto-suficiente em apenas 39% do seu consumo e que, por isso, o mercado japonês é dependente de importações. A carne de frango é o principal produto do agronegócio brasileiro exportado para o mercado japonês. De janeiro a março deste ano, essas vendas renderam US$ 179,6 milhões.

Inflação - O ministro Stephanes também comentou a elevação dos índices de inflação, devido, principalmente, aos alimentos. Ele lembrou que a pressão de alta é mundial e que o País tem poucas alternativas para minimizar esse quadro. "Além de produzir mais, não temos muito o que fazer", afirmou ele, lembrando que o governo vai estimular a produção agrícola por meio de medidas que serão oficializadas no Plano Agrícola e Pecuário, que será anunciado em meados deste ano. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados