MARKETING DE VAREJO: Coamo sedia Curso em Campo Mourão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coamo Agroindustrial Cooperativa sedia nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de outubro, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, o módulo Marca, Embalagem e Design, do curso de Marketing de Varejo. A capacitação, conduzida pela escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), resulta de um programa de intercooperação proposto pelo Sistema Ocepar, em dezembro de 2006, com o objetivo de ampliar a participação das cooperativas no setor de varejo. A proposta do curso é desenvolver um novo senso de direção dos negócios que leve em consideração, entre outros fatores, a realidade do mercado de varejo e do ambiente empresarial, as necessidades e anseios do cliente, a orientação estratégica da empresa e a necessidade de mudanças internas.

Programa - O módulo "Marca, Embalagem e Design", ministrado pelo professor Fábio Mestriner, da ESPM,  aborda o trabalho de desenvolvimento de embalagens, conceitos de inovação e marketing a partir das embalagens. Para Cláudio Francisco Bianchi Rizzatto, diretor vice-presidente da Coamo, o setor cooperativismo vem evoluindo bastante na área de marketing de varejo e aumentando significativamente o seu espaço no mercado e neste contexto o investimento na profissionalização dos colaboradores é fundamental para o incremento e agregação de valor a produção dos cooperados. "Diante da globalização e da concorrência das grande multinacionais as cooperativa devem estar se atualizado periodicamente, sendo assim o curso de marketing de varejo vem ao encontro das necessidades exigidas pelo mercado cada vez mais competitivo", explica Rizzatto, que fez a abertura do evento na manhã desta sexta-feira em Campo Mourão. Já o gerente da área de alimentos da cooperativa, Domingos Marzulli, falou sobre os lançamentos de produtos Coamo para 2009 - farinhas, margarina, gordura vegetal e café. Segundo ele, o setor alimentos da Coamo deve faturar R$ 380 milhões em 2008, com aumento de cerca de 50% em relação a 2007.

Módulos - O curso de Marketing de Varejo está sendo desenvolvido para profissionais da área de Marketing e Vendas direcionado ao canal Varejo; é composto por vários módulos, como Trade Marketing, Supply Chain/Logística, Gestão Vendas no Varejo, Finanças de Varejo, Serviços ao Cliente, Marca Embalagem e Desing, Técnicas de Negociação e Métodos Quantitativos Aplicados a Vendas. O curso tem uma carga horária total de 108 horas/aula, devendo encerrar-se no mês de dezembro de 2008, conforme o cronograma a seguir:

 

Programa do curso de marketing de varejo na ESPM para o segundo semestre de 2008.

 

 

Data

Local

Módulo

Assuntos

h/a

Professor

17,18/Out

Campo Mourão

Coop. Coamo

 

Marca, Embalagem e Design

A importância do design para os produtos de consumo no ponto-de-venda;

A embalagem como ferramenta de marketing e sua contribuição para a estratégia da empresa;

Embalagem e branding

Design da marca como fundamento do branding

18

Fábio Mestriner

31/Out e 01/Nov

Medianeira

Coop Lar

 

Técnicas de negociação

Etapas da negociação

Investigação de necessidades

Perguntas, Sinalizações

Teste de propostas

Troca de concessões, Acordos

18

Gilberto Cavicchiolli

14,15/Nov

Mandaguari

Coop Cocari

Métodos quantitativos aplicados a vendas

Regressão linear simples

Correlação

Series temporais

18

Richard Lucht

05,06/Dez

Maringá

Coop Cocamar

Avaliação final

Apresentação final de trabalhos

18

Ricardo Pastore

TOTAL

 

90

 

(Com informações imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados