MARKETING DE VAREJO: Coamo sedia Curso em Campo Mourão
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coamo Agroindustrial Cooperativa sedia nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18 de outubro, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, o módulo Marca, Embalagem e Design, do curso de Marketing de Varejo. A capacitação, conduzida pela escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), resulta de um programa de intercooperação proposto pelo Sistema Ocepar, em dezembro de 2006, com o objetivo de ampliar a participação das cooperativas no setor de varejo. A proposta do curso é desenvolver um novo senso de direção dos negócios que leve em consideração, entre outros fatores, a realidade do mercado de varejo e do ambiente empresarial, as necessidades e anseios do cliente, a orientação estratégica da empresa e a necessidade de mudanças internas.
Programa - O módulo "Marca, Embalagem e Design", ministrado pelo professor Fábio Mestriner, da ESPM, aborda o trabalho de desenvolvimento de embalagens, conceitos de inovação e marketing a partir das embalagens. Para Cláudio Francisco Bianchi Rizzatto, diretor vice-presidente da Coamo, o setor cooperativismo vem evoluindo bastante na área de marketing de varejo e aumentando significativamente o seu espaço no mercado e neste contexto o investimento na profissionalização dos colaboradores é fundamental para o incremento e agregação de valor a produção dos cooperados. "Diante da globalização e da concorrência das grande multinacionais as cooperativa devem estar se atualizado periodicamente, sendo assim o curso de marketing de varejo vem ao encontro das necessidades exigidas pelo mercado cada vez mais competitivo", explica Rizzatto, que fez a abertura do evento na manhã desta sexta-feira em Campo Mourão. Já o gerente da área de alimentos da cooperativa, Domingos Marzulli, falou sobre os lançamentos de produtos Coamo para 2009 - farinhas, margarina, gordura vegetal e café. Segundo ele, o setor alimentos da Coamo deve faturar R$ 380 milhões em 2008, com aumento de cerca de 50% em relação a 2007.
Módulos - O curso de Marketing de Varejo está sendo desenvolvido para profissionais da área de Marketing e Vendas direcionado ao canal Varejo; é composto por vários módulos, como Trade Marketing, Supply Chain/Logística, Gestão Vendas no Varejo, Finanças de Varejo, Serviços ao Cliente, Marca Embalagem e Desing, Técnicas de Negociação e Métodos Quantitativos Aplicados a Vendas. O curso tem uma carga horária total de 108 horas/aula, devendo encerrar-se no mês de dezembro de 2008, conforme o cronograma a seguir:
Programa do curso de marketing de varejo na ESPM para o segundo semestre de 2008.
Data
Local
Módulo
Assuntos
h/a
Professor
17,18/Out
Campo Mourão
Coop. Coamo
Marca, Embalagem e Design
A importância do design para os produtos de consumo no ponto-de-venda;
A embalagem como ferramenta de marketing e sua contribuição para a estratégia da empresa;
Embalagem e branding
Design da marca como fundamento do branding
18
Fábio Mestriner
31/Out e 01/Nov
Medianeira
Coop Lar
Técnicas de negociação
Etapas da negociação
Investigação de necessidades
Perguntas, Sinalizações
Teste de propostas
Troca de concessões, Acordos
18
Gilberto Cavicchiolli
14,15/Nov
Mandaguari
Coop Cocari
Métodos quantitativos aplicados a vendas
Regressão linear simples
Correlação
Series temporais
18
Richard Lucht
05,06/Dez
Maringá
Coop Cocamar
Avaliação final
Apresentação final de trabalhos
18
Ricardo Pastore
TOTAL
90
(Com informações imprensa Coamo)