MARKETING DE VAREJO: Cooperativas se preparam para ampliar participação no mercado

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A Cooperativa Agrária, de Entre Rios, distrito de Guarapuava, sediou nos dias 05 e 06 de setembro, o módulo Serviços a Cliente, do curso de Marketing de Varejo. A capacitação, conduzida pela escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), resulta de um programa de intercooperação, proposto pelo Sistema Ocepar, em dezembro de 2006, com vistas a ampliar a participação das cooperativas no setor de varejo. A proposta do curso é desenvolver um novo senso de direção dos negócios que leve em consideração, entre outros fatores, a realidade do mercado de varejo e do ambiente empresarial, as necessidades e anseios do cliente, a orientação estratégica da empresa e a necessidade de mudanças internas.

Programa - O módulo Serviços a Cliente, ministrado por Sérgio Ferreira, teve duração de 18 horas/aula e abordou a importância de se agregar valor ao relacionamento comercial, e propor formas para que as cooperativas estabeleçam uma cultura interna voltada a criar, desenvolver e maximizar oportunidades com o cliente. A cooperativa Agrária fez uma apresentação institucional de sua história, parque industrial, cultura e negócios no varejo, processo de governança, gestão e qualidade dos serviços prestados ao cliente. Participaram dessa etapa 30 profissionais das Cooperativas Agrária, Frimesa, Lar, Copacol, Coamo, Cocamar, Cocari e Corol. O curso de Marketing de Varejo tem carga horária total de 108 horas/aula, devendo encerra-se no mês de dezembro de 2008, conforme o cronograma a seguir.

 

Programa do curso de marketing de varejo na ESPM para o segundo semestre de 2008.

 

 

 

 

Data

Local

Módulo

Assuntos

h/a

Professor

03 e 04/Out

Medianeira

Coop. Frimesa

 

Finanças no Varejo II

Formação de preços

Cálculo de margens

Markups

18

Edson Gonçalves

17,18/Out

Campo Mourão

Coop. Coamo

 

Marca, Embalagem e Design

A importância do design para os produtos de consumo no ponto-de-venda;

A embalagem como ferramenta de marketing e sua contribuição para a estratégia da empresa;

Embalagem e branding

Design da marca como fundamento do branding

18

Fábio Mestriner

31/Out e 01/Nov

Medianeira

Coop Lar

 

Técnicas de negociação

Etapas da negociação

Investigação de necessidades

Perguntas, Sinalizações

Teste de propostas

Troca de concessões, Acordos

18

Gilberto Cavicchiolli

14,15/Nov

Mandaguari

Coop Cocari

Métodos quantitativos aplicados a vendas

Regressão linear simples

Correlação

Series temporais

18

Richard Lucht

05,06/Dez

Maringá

Coop Cocamar

Avaliação final

Apresentação final de trabalhos

18

Ricardo Pastore

TOTAL

 

108

 

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