MARKETING DE VAREJO: Cooperativas se preparam para ampliar participação no mercado
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A Cooperativa Agrária, de Entre Rios, distrito de Guarapuava, sediou nos dias 05 e 06 de setembro, o módulo Serviços a Cliente, do curso de Marketing de Varejo. A capacitação, conduzida pela escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), resulta de um programa de intercooperação, proposto pelo Sistema Ocepar, em dezembro de 2006, com vistas a ampliar a participação das cooperativas no setor de varejo. A proposta do curso é desenvolver um novo senso de direção dos negócios que leve em consideração, entre outros fatores, a realidade do mercado de varejo e do ambiente empresarial, as necessidades e anseios do cliente, a orientação estratégica da empresa e a necessidade de mudanças internas.
Programa - O módulo Serviços a Cliente, ministrado por Sérgio Ferreira, teve duração de 18 horas/aula e abordou a importância de se agregar valor ao relacionamento comercial, e propor formas para que as cooperativas estabeleçam uma cultura interna voltada a criar, desenvolver e maximizar oportunidades com o cliente. A cooperativa Agrária fez uma apresentação institucional de sua história, parque industrial, cultura e negócios no varejo, processo de governança, gestão e qualidade dos serviços prestados ao cliente. Participaram dessa etapa 30 profissionais das Cooperativas Agrária, Frimesa, Lar, Copacol, Coamo, Cocamar, Cocari e Corol. O curso de Marketing de Varejo tem carga horária total de 108 horas/aula, devendo encerra-se no mês de dezembro de 2008, conforme o cronograma a seguir.
Programa do curso de marketing de varejo na ESPM para o segundo semestre de 2008.
Data
Local
Módulo
Assuntos
h/a
Professor
03 e 04/Out
Medianeira
Coop. Frimesa
Finanças no Varejo II
Formação de preços
Cálculo de margens
Markups
18
Edson Gonçalves
17,18/Out
Campo Mourão
Coop. Coamo
Marca, Embalagem e Design
A importância do design para os produtos de consumo no ponto-de-venda;
A embalagem como ferramenta de marketing e sua contribuição para a estratégia da empresa;
Embalagem e branding
Design da marca como fundamento do branding
18
Fábio Mestriner
31/Out e 01/Nov
Medianeira
Coop Lar
Técnicas de negociação
Etapas da negociação
Investigação de necessidades
Perguntas, Sinalizações
Teste de propostas
Troca de concessões, Acordos
18
Gilberto Cavicchiolli
14,15/Nov
Mandaguari
Coop Cocari
Métodos quantitativos aplicados a vendas
Regressão linear simples
Correlação
Series temporais
18
Richard Lucht
05,06/Dez
Maringá
Coop Cocamar
Avaliação final
Apresentação final de trabalhos
18
Ricardo Pastore
TOTAL
108