MEIO AMBIENTE: Cocari realiza \"Escola no Campo\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O projeto Escola no Campo, criado numa parceria entre a Cocari e a Syngenta com a preocupação de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, a saúde humana e suas conseqüências para a qualidade de vida, está sendo implantado pela terceira vez pela Cocari. Já foram beneficiados os entrepostos de Kaloré e Aquidaban, com a participação de aproximadamente 900 alunos. O lançamento do projeto ocorreu no dia 28 de abril, na Escola Municipal Gonçalves Dias, no distrito São José, de Jandaia do Sul, estando presentes representantes da Cocari, Syngenta e autoridades municipais.

Cartilhas - Cerca de 80 alunos receberam uma cartilha contendo informações sobre como produzir alimentos saudáveis e cuidar da natureza. Além da cartilha, cada aluno receberá também uma ficha para pesquisa de campo, onde será avaliado como estão sendo utilizados os agrotóxicos em nossa região. Esses materiais servirão para acompanhar, durante todo o ano letivo, o curso que ocorrerá nas aulas de ciências. Haverá orientação de professores, profissionais da Cocari e da Syngenta, com premiação aos alunos que se destacarem no final do curso.

Objetivos – O projeto “Escola no Campo” tem como objetivos principais: conscientizar o aluno sobre a legislação do uso de agrotóxicos; deixar claro o quanto é importante preservar o meio ambiente; reafirmar a necessidade de produzir alimentos saudáveis; instruir o aluno a cobrar, dos adultos com quem convive, o uso correto e seguro dos agrotóxicos; valorizar o trabalho realizado pelo agricultor brasileiro, e orgulhar-se dele. Através desse projeto, a Cocary e a Syngenta buscam todas as alternativas para minimizar os impactos do desenvolvimento sócio-econômico, cumprindo assim, com a responsabilidade social.

Mulheres em viagem de negócios - Com olhos de empreendedoras, 45 mulheres ligadas às associações de Aquidaban, Marialva e Sarandi, e algumas cooperadas e esposas de cooperados da regional Mandaguari, realizaram entre os dias 3 e 5 de maio, uma viagem de negócios para conhecerem alguns produtos e suas respectivas alternativas de transformação, visando ampliar conhecimentos e desenvolver uma visão de negócios. A viagem contou com o apoio dos sindicatos patronais de Marialva e Mandaguari, da Faep, Sicredi Terra Forte e da Cocari. Na oportunidade, foram eleitos três produtos para o referido estudo: mandioca, banana e cana-de-açúcar. O roteiro traçado pelo escritório da Emater do município de Morretes contemplou a transformação da mandioca em tapioca e farinha, a visita a dois alambiques, sendo um de pequeno e outro de médio porte, e indústrias de bala de banana e banana chips. No retorno, realizaram visita a indústrias artesanais de vinho e suco de uva. O objetivo foi avaliar uma oportunidade de negócios que possam ser desenvolvidos pelas mulheres que compõem as associações.  

Conteúdos Relacionados