MEIO AMBIENTE: Projetos de crédito de carbono atraem cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Programa de Inserção Sustentável das Cooperativas no Mercado de Carbono está concluindo a segunda etapa com a realização do Workshop da Região Sudeste. O evento será nos próximos dias 9 e 10, na sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), com a participação de representantes s organizações de cooperativas da região Sudeste e líderes cooperativistas. O Programa é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Já foram realizados outros dois workshops regionais, em Brasília (DF) e Curitiba (PR), para a capacitação de técnicos em Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Investimento - O objetivo desse Programa é estimular o investimento das cooperativas no mercado de carbono, tornando viável o acesso a tecnologias, financiamento, capacitação e assistência técnica. Suas ações são voltadas para o desenvolvimento de projetos MDL em cooperativas de pequenos produtores rurais. "A intenção é transformar o passivo ambiental em ativo econômico, e queremos a atuação dos cooperados sem grandes empresas envolvidas. A cooperativa tem condições de se apropriar do Programa e fazer a própria comercialização dos créditos de carbono", afirma Evandro Ninaut, gerente de Mercados da OCB. Ele explica que, na forma como acontece hoje, a cooperativa fica presa a multinacionais em longos contratos e ainda perdem um diferencial competitivo. "Como não detém os créditos as cooperativas não podem buscar uma certificação, um selo social", diz.

Levantamentos - No dia 9, os participantes do evento irão conhecer os levantamentos feitos durante o curso de capacitação, realizado imediatamente após o lançamento do programa, em julho deste ano, bem como a contextualização da mudança climática, MDL, oportunidades de negócio no Brasil e no mundo e as principais metodologias aplicáveis às unidades estaduais participantes do workshop. No segundo dia (10/8), o grupo será orientado a trabalhar com o Nota de Idéia de Projeto (NIP). O mesmo evento aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF) para representantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e nos dias 27 e 28/8, em Curitiba (PR) para representantes da Região Sul.  (OCB)

Conteúdos Relacionados