MEIO AMBIENTE: Supermercado faz campanha de reciclagem

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Toda vez que o consumidor vai ao supermercado, acaba levando para casa as mercadorias embaladas em vidros, latas, plásticos e papéis. A novidade, porém, é que, a partir de agora, a pessoa pode trazer tudo isto de volta para o supermercado na hora da compra. E mais importante: ainda concorrer a prêmios.  A experiência piloto, que tem o nome de Projeto Reciclar, está sendo iniciada nas lojas do grupo Super Muffato localizadas na Avenida Duque de Caixas e Rua Quintino Bocaiuva em Londrina. Nas duas lojas foram montados espaços próprios para a coleta do material reciclável. Os clientes serão atendidos no horário de funcionamento normal dos dois supermercados, ou seja, das oito da manhã às dez da noite. A rede de supermercados oferece prêmios para incentivar o consumidor a participar da campanha. Cada sacola com cinco quilos de materiais recicláveis pode ser trocada por um cupom que dá direito a concorrer toda semana a vales-compras no valor de R$ 100,00 e a um computador no último sábado de cada mês. As escolas que ficam perto dos dois supermercados também serão convidadas a participar do projeto. O gerente de marketing do grupo, Alexandre Hilário, afirma que nesta fase inicial a expectativa é contar com a participação entre 10 a 15 mil estudantes. Segundo ele, o objetivo é despertar na criança a necessidade de preservação do meio ambiente. Os alunos vão participar do projeto fazendo redações relacionadas ao tema.

Consciência - ''Nós queremos incentivar a criança não só a fazer reciclagem, mas também despertar nelas a consciência de como precisamos tratar o mundo daqui pra frente. O que plantamos hoje é o que vamos colher amanhã'', diz o gerente de marketing. As próprias escolas vão escolher as dez melhores redações. Não haverá ''concorrência'' entre as escolas. Hilário informa ainda que nesta fase inicial cada mercado trabalhará apenas com uma média de cinco a dez escolas próximas do estabelecimento. ''No futuro nós pretendemos ampliar esse projeto para outras escolas, públicas ou particulares, porque a nossa intenção é abranger a cidade de Londrina como um todo''. O Grupo Super Muffato espera ampliar o projeto da coleta de recicláveis para outras lojas da rede no prazo de dois meses. Os materiais serão encaminhados posteriormente à organizações que trabalham com reciclagem.

Ecologicamente correto - O gerente de marketing Alexandre Hilário lembra que a preocupação com o meio ambiente existe desde que o Grupo Super Muffato foi criado, há 32 anos. Ele cita que a mais nova loja da rede, a Madre Leônia, em Londrina, é o exemplo perfeito de loja ''ecologicamente correta'. Nesta loja houve a preocupação de usar um gás no sistema de ar condicionado que não agride a câmada de ozônio, da adoção de paredes e tetos térmicos para reduzir o consumo de energia elétrica e também o aproveitamento de água da chuva para os banheiros e para limpeza do ambiente. A partir de agora, as outras 23 lojas do grupo serão readequadas, de acordo as possibilidades de cada uma, para que também sejam consideradas 'ecologicamente corretas'. ''Esse é processo longo, não é simples; mas o certo é que nós queremos uma vida melhor para nossos clientes'', disse Hilário. (Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados