MELHORES e MAIORES: Cooperativas do PR se destacam em ranking de grandes empresas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As cooperativas paranaenses se destacam no ranking de grandes empresas brasileiras da Revista Exame. Na edição especial de julho, a revista publica o resultado da pesquisa Melhores e Maiores, listando os indicadores das principais empresas do país, com números consolidados referentes ao ano de 2009. A revista, até o ano passado, englobava apenas as 500 maiores e neste ano ampliou para 1000 o número de empresas analisadas pelos consultores. A publicação aborda todos os setores econômicos, onde se destacam as cooperativas Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar, Agrária, Integrada, Copacol, Unimed Curitiba, Castrolanda, Coopavel, Frimesa, Batavo, Copagril, Cocari, Coasul e Capal. De acordo com a publicação, as quatro maiores empresas do Brasil são, respectivamente, Petrobras, BR Distribuidora, Volkswagen e Vale - somados, o faturamento das quatro gigantes foi superior a 170 bilhões de dólares. No ranking da Exame, a Coamo é a 81ª maior empresa brasileira, oito posições acima da colocação obtida na pesquisa publicada no ano passado. A cooperativa, com sede em Campo Mourão, também foi destaque nas exportações, figurando como a 28ª maior exportadora do Brasil, um avanço de 20 posições em comparação ao ranking anterior.
Maiores do Brasil - Segundo o ranking da revista Exame, entre as 1000 maiores empresas do Brasil em 2009, englobando todos os setores da economia, estão 16 cooperativas do Paraná: Coamo (81ª), C.Vale (198ª), Lar (297ª), Cocamar (324ª), Agrária (363ª), Integrada (367ª), Copacol (400ª), Unimed Curitiba (403ª), Castrolanda (408ª), Coopavel (413ª), Frimesa (490ª), Batavo (496ª), Copagril (661ª), Cocari (800ª), Coasul (872ª) e Capal (962ª).
.
Agronegócio - Na pesquisa por setores da economia, a revista lista as 400 maiores do agronegócio: 19 cooperativas agropecuárias do Paraná figuram entre as principais empresas do segmento. São citadas Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar, Agrária, Integrada, Copacol, Castrolanda, Coopavel, Frimesa, Batavo, Corol, Copagril, Cocari, Coasul, Capal, Confepar, Bom Jesus e Coagru..
Destaques - Dentro do item agronegócio, a Exame analisou os indicadores das 400 empresas listadas, destacando às que tiveram desempenho positivo mesmo num ano (2009) marcado pela crise na economia mundial. No segmento Algodão e Grãos, a revista cita Capal e Castrolanda entre as 10 empresas que obtiveram resultados acima da média e conseguiram driblar os desafios do conturbado período econômico. No segmento Aves e Suínos, a melhor colocação ficou com a cooperativa C.Vale. Do total de 158 mil toneladas de carne de frango que deixaram o frigorífico da cooperativa em 2009, 55% foram exportados para 49 países. No total, a C.Vale obteve mais de 260 milhões de dólares em exportações, quase 22% do seu faturamento.