MERCADO: Coamo sedia lançamento nacional do programa \"BM e F Bovespa vai ao campo\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a participação de centenas de produtores rurais cooperados da Coamo Agroindustrial Cooperativa, aconteceu na sexta-feira (12.09) em Campo Mourão, na administração central da Coamo, o lançamento nacional do programa "BM&F Bovespa vai ao campo". O programa representa um novo módulo da popularização das operações do mercado futuro  e tem como objetivo levar conhecimento  aos produtores através de profissionais da própria Bolsa sobre os mercados futuros e derivativos.

Programação - Durante o evento foram apresentadas diversas palestras abrangendo temas como "Gerenciamento de riscos no agronegócio", "A contribuição dos mercados futuros para o agronegócio", "Novas alternativas para o financiamento do agronegócio" e "Oportunidades de investimento e o mercado de ações". "O evento na Coamo foi um sucesso, trouxemos informações importantes para a Coamo e para os seus cooperados, escolhemos a Coamo para lançar o programa BM&F Bovespa porque esta região e a Coamo representam o que temos de melhor no agronegócio brasileiro.

Difusão - Plantamos aqui em Campo Mourão esta semente que estará sendo estendida para outras agrocapitais de várias regiões do país", explica Ivan Wedekin, diretor de Commodities da Bolsa de Valores de São Paulo, que fez a palestra inaugural do evento prestigiado por diretores da Coamo e da BM&F Bovespa. Segundo Wedekin, que já foi secretário de Política Agrícola no Ministério da Agricultura, o objetivo do programa é popularizar o mercado de operações da bolsa. "Atualmente, o produtor brasileiro está cada vez mais assimilando esta cultura do gerenciamento financeiro de custos e riscos e a própria Coamo criou o programa Na Ponta do Lápis visando preparar cada vez mais seus cooperados para conhecer e administrar os custos das suas atividades.

Informações - O agronegócio é um mercado competitivo onde não basta olhar somente os custos, mas os preços e os custos. A Coamo já faz proteção de preço em bolsa no Brasil e no exterior em nome dos cooperados através de contratos futuros". Para o presidente da Coamo, o evento foi importante a medida em que trouxe informações aos cooperados sobre o mercados futuro e derivativos. "Ficamos felizes e agradecemos a BM&F Bovespa pela Coamo ter sido escolhida para sediar este evento que apresentou os mecanismos disponíveis para o mercado futuro. A Coamo já pratica essa modalidade há 30 anos, principalmente com a Bolsa de Chicago, que firmou parceria com a BM&F Bovespa, a qual ampliará as operações gerando maior  liquidez para  as mesmas", destaca Gallassini. (Imprensa Coamo)

Conteúdos Relacionados