MERCADO DE TRABALHO: Cooperativismo: alternativa à informalidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Nós dá Frencoop temos a responsabilidade de colocar o cooperativismo acima da sigla partidária”, afirmou o deputado Odacir Zonta ao discusar após ser reconduzido à Presidência da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), nesta terça-feira (24/4), em Brasília (DF). Ele lembrou que são muitos os desafios colocados para a Frencoop e convidou os 330 colegas, entre deputados e senadores, que fazem parte da Frente, a participar das ações. Ao se referir à amplitude da atuação da Frencoop, Zonta ressaltou a atuação no âmbito do ramo Trabalho. “O cooperativismo de trabalho pode ajudar o povo brasileiro a sair da informalidade.” Lembrou que diferente de outras frentes, a Frencoop já está consolidada em seus mais de 20 anos de atuação e tem na OCB a maior orientadora do cooperativismo. Destacou a importância da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2007, feita pela OCB e que apresenta de forma organizada os desafios do cooperativismo brasileiro, lançada em fevereiro deste ano.

Desenvolvimento - “A comissão quer caminhar junto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), para cumprir o pleito que o presidente Márcio Lopes de Freitas defende que é o cooperativismo como o grande responsável pelo desenvolvimento social.” A afirmação foi feita pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Marcos Montes, em seu pronunciamento nesta terça-feira (24/04), durante a posse da nova diretoria da Frencoop, em Brasília (DF).

Cooperativismo - Osmar Serraglio, primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, falou pelos parlamentares daquela Casa, integrantes da Frencoop. Ele enfatizou a importância das cooperativas para o desenvolvimento do País e declarou ser um grande militante pelas causas do setor. “Desde que assumi o cargo tenho demonstrado apreço por todas as pessoas que atuam no setor, que ultrapassam sete milhões”. Também defensor do setor, o senador Renato Casagrande, que representou os senadores, declarou que o Senado vai  “entrar capinando” nas questões que atingem o setor, referindo-se aos esforços e ações que serão realizados para atender aos interesses do Sistema Cooperativista Brasileiro. (OCB)

Conteúdos Relacionados