MERCOSUL: Paraguai quer ampliar negócios com cooperativas do PR, diz consulesa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Promover o intercâmbio e criar novas oportunidades de negócios com as cooperativas do Paraná. Esse é o objetivo do governo paraguaio, que pretende iniciar uma agenda de encontros com representantes do cooperativismo paranaense, buscando identificar potencialidades e possibilidades de parcerias. A proposta foi apresentada pela consulesa geral do Paraguai, Lourdes Bogado de Insfrán, que visitou, na tarde de quinta-feira (15/04), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Acompanhada por representantes do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, a diplomata foi recebida pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, e pelo gerente técnico e econômico Flavio Turra. Segundo ela, o setor cooperativista tem participado de forma crescente no desenvolvimento econômico do Paraguai. "Temos exemplos muito positivos em regiões como o Chaco, com cooperativas da área de lácteos e processamento de carne, e também no Alto Paraná (na divisa com o estado do Paraná), com cooperativas que atuam na área de grãos, principalmente soja", explicou. De acordo com a consulesa, o cooperativismo paranaense pode encontrar boas oportunidades no Paraguai. "Queremos repassar informações sobre as facilidades que as cooperativas e empresas paranaenses encontrarão ao investir no país", afirmou.

Rede de negócios - Segundo Gustavo Giménez Fernández, gerente de negócios da REDIEX (Rede de Investimentos e Exportações), agência ligada ao Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, a interação com o Paraná é viável e promissora. "Nosso objetivo é repassar informações de primeira mão com relação às oportunidades que o Paraguai oferece, pois muitas informações sobre o país são incorretas. Queremos apresentar uma nova visão a respeito do Paraguai", enfatizou. Os representantes paraguaios propuseram à Ocepar realizar encontros com cooperativas paranaenses que tenham interesse em investir no país. "A ideia é unir grupos interessados e a partir daí desenvolver negócios", concluiu.

Interação - De acordo com Nelson Costa, iniciativas de interação e repasse de informações são positivas e oportunas. "A proposta do governo do Paraguai, apresentada pela consulesa, será levada ao conhecimento dos dirigentes das cooperativas paranaenses. A Ocepar apoiará ações que visem criar novas oportunidades de negócios e desenvolvimento social e econômico", finalizou.

Conteúdos Relacionados