MÍDIA COOPERATIVA I: Revista Copagril destaca a qualidade na cadeia produtiva
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A qualidade nos processos de produção de toda a cadeia produtiva é uma preocupação constante que ganha cada vez mais força. Por isso, a Copagril orienta que os produtores exerçam suas atividades baseadas nos princípios da qualidade, visando o melhor custo-benefício para seus negócios. É por este motivo também que o assunto mereceu destaque na Revista Copagril (Edição 35, que circulou no mês de março). A matéria, que ocupou as páginas centrais da publicação, lembra que num mercado em crescente globalização, os consumidores, de forma geral, estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade dos alimentos.
Consumidor está mais exigente - O consumidor quer saber onde o alimento foi produzido, que cuidados foram tomados para evitar a degradação do solo, tipo de manejo aplicado aos resíduos, os cuidados durante o uso de agrotóxicos em relação à contaminação do ambiente, dos produtos e dos manipuladores. Também buscam informação sobre a saúde e higiene dos trabalhadores, qualidade da água, cuidados com a área de produção e os procedimentos de colheita e pós-colheita. Isto se aplica à atividade agrícola, avícola, suinícola, leiteira, enfim a cadeia produtiva como um todo. O produtor, responsável por abastecer de matéria-prima as indústrias de alimentos, precisa ter na prática, limpeza, organização, capricho, cuidados, atenção nos trabalhos, ou seja, atitudes simples no dia-a-dia, mas que geram melhorias na propriedade.
Vantagens - Os benefícios em trabalhar com requisitos de qualidade são claros. O produtor tem maior controle do processo, organiza as bases produtivas, reduz riscos e custos, oferece produtos diferenciados ao mercado e está apto a mudanças.
Mulheres - A comemoração do Dia Internacional da Mulher (08 de março) também foi lembrada pela Revista da Copagril. Por meio do editorial da publicação, a Copagril parabenizou todas as mulheres cooperativistas, associadas, esposas, filhas, noras e netas de cooperados, as colaboradoras, enfim, as mulheres que conquistaram seus direitos e com isso, contribuem para o avanço da sociedade