MILHO E SORGO: Congresso Nacional deve reunir mil participantes em Londrina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
As discussões técnicas do 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo começaram nesta segunda-feira (1º/09), no Centro de Exposições e Eventos de Londrina, com a palestra "Cenário futuro para o milho e sorgo frente à demanda de alimentos e produção de energia", com Odacir Klein, da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO). Promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo, o Congresso é uma realização do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná e Embrapa Milho e Sorgo. Tendo como tema "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo", o evento começou ontem (31.08) e segue até 04 de setembro, em Londrina.
Temas variados - Milho orgânico, condições climáticas e produção de alimentos e energia na agricultura familiar também serão temas de palestras no 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que trará um universo variado de assuntos distribuídos em aproximadamente 60 palestras. A expectativa dos organizadores é de 900 a 1000 participantes. Paralelo ao congresso serão realizados o III Simpósio Brasileiro sobre a Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda e um Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho. No programa, estão previstas palestras, painéis com as mais importantes referências no estudo e na pesquisa do milho e sorgo, e ainda, complementa o Congresso, o III Simpósio da Lagarta do Cartucho e o Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho.
Produção de energia - Bastante discutida hoje, com a opção dos EUA pela produção de etanol por meio do milho, a questão energia tomará boa parte das discussões do primeiro dia do evento com abordagens sobre fontes de energia, competitividade, manejo bioenergético, riscos, entre outros. "A cana de açúcar produz três vezes mais etanol por hectare plantado que o milho e com uma tecnologia mais fácil, por outro lado a torta de milho- subproduto do esmagamento - tem um grande valor agregado e serve até para a produção de plástico. Estas contraposições serão abordadas durante o congresso de forma técnica, como fonte de informação e pesquisa para os participantes", explica o presidente da comissão organizadora do congresso, o pesquisador do IAPAR, Rodolfo Bianco.
Palestras - Milho orgânico, condições climáticas e produção de alimentos e energia na agricultura familiar também serão temas de palestras no 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que trará um universo variado de assuntos distribuídos em aproximadamente 60 palestras. A expectativa dos organizadores é de 900 a 1000 participantes. Até sexta (29) já haviam 700 congressistas inscritos de todo o país e 598 trabalhos inscritos. Paralelo ao congresso serão realizados o III Simpósio Brasileiro sobre a Lagarta-do-Cartucho, Spodoptera frugiperda e um Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho.
Milho e Sorgo - O Brasil colheu 10 milhões de toneladas de milho e 5 milhões e meio de Sorgo na última safra. O Paraná responde por 25 % da produção nacional e 20% da área de plantio no país. (Com informações imprensa evento)