MISSÃO: Cooperativistas participam de negociações em Hong Kong

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A missão brasileira na Ásia, comandada pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa), participou nesta segunda-feira (03/08), em Hong Kong, de seis reuniões com empresas importadoras chinesas nos setores de carnes, grãos, café, leite, açúcar, sucos, entre outros. "De acordo com os representantes das cooperativas paranaenses, os resultados estão sendo interessantes pois estão contribuindo para aumentar o entendimento sobre o mercado local e também conhecer os importadores que já trabalham com as cooperativas e os futuros parceiros", afirma o analista da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, que acompanha a delegação brasileira na Ásia.

Sistema - "O sistema de reuniões organizado pela embaixada brasileira em Hong Kong colocou importadores locais diretamente com as cooperativas para discussão de interesse de produtos e especificações das negociações, como prazo, logística, formas de pagamento, entre outras informações relevantes para os negócios", conta ainda Mafioletti. Nesta terça-feira (04/08), a missão vai visitar o  Supermecado Great Food Hall. Também haverá uma reunião com representantes do Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong. Na quarta-feira (05/08) serão realizadas mais duas reuniões com setor de carnes e de comércio em geral, encerrando a programação dos brasileiros na Ásia. 

Hong Kong - Hong Kong integra uma região autônoma da China que funciona como porta de entrada para o continente chinês e é a mais ocidentalizada. A população é formada por sete milhões de habitantes em uma ilha com 110 mil hectares. O PIB (Produto Interno Bruto) per capita é de US$ 30,89 mil. O salário médio situa-se na faixa de US$ 1.400/mês. A taxa de câmbio é de US$ 1,00/HK 7,60 (dólar de Hong Kong).

Missão - A missão brasileira é formada por 18 pessoas, entre as quais representantes da Ocepar e de mais quatro cooperativas agropecuárias do Paraná (Lar, C. Vale e Corol). Liderado pelo Mapa, o grupo também participou de visitas e rodadas de negócio na China Continental na semana passada, de 27 a 31 de julho. O objetivo da viagem é abrir mercado para os produtos brasileiros na Ásia.

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