MULTICOOP: Fidelização foi um dos temas discutidos no segundo dia do curso

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A fidelização dos cooperados foi um dos temas discutidos nesta terça-feira (16/03), no início do segundo dia do curso para formação de multiplicadores em cooperativismo (Multicoop) promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em Curitiba. O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, ressaltou o que diz o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, sobre o tema. "Ele sempre lembra a importância das cooperativas recorrerem a sua capacidade de comunicar, educar e informar os cooperados para melhorar o processo de fidelização", afirmou Boesche. Ainda de acordo com o gerente do Sescoop/PR, os associados mais participativos são mais fiéis. "O associado com voz não sai da cooperativa", disse Boesche. Ele também destacou a importância dos técnicos e demais colaboradores das cooperativas estarem preparados para difundir o cooperativismo e estreitar o relacionamento com os cooperados. As 238 cooperativas paranaenses possuem atualmente 535 mil associados.

Programação - A programação do Multicoop desta terça-feira inclui ainda a abordagem da história, doutrina e pensamento cooperativo, além dos valores e princípios cooperativistas. Na parte da tarde estão previstos debates sobre funcionamento e estrutura de governança; importância do setor cooperativista para o desenvolvimento da sociedade e diferenças entre cooperativas e as demais empresas de mercado. O curso encerra na sexta-feira (19/03), totalizando carga horária de 40 horas/aula. Estão participando trinta pessoas selecionadas por nove cooperativas agropecuárias do Paraná que, após a capacitação, terão a incumbência de multiplicar as informações.

Importante - Na avaliação do assessor de cooperativismo, Éder Lício Gomes, a participação no curso está sendo importante para o aprimoramento do trabalho que ele desenvolve na cooperativa Coagru, com sede em Ubiratã, onde trabalha há 31 anos. Éder já passou por cargos de gerência e supervisão e atualmente promove a divulgação do cooperativismo, por meio das atividades dos comitês de cooperados. Também está envolvido com a organização de assembleias e treinamentos internos de funcionários e atua como gerente de desenvolvimento, via Sescoop/PR. "É importante trabalharmos a conscientização dos cooperados para mante-los mais fiéis às cooperativas, mostrando que individualmente é mais difícil atingir os objetivos mas, em conjunto com outros sócios e por meio do cooperativismo, ele terá condições de alcançar melhores resultados, seja na aquisição de insumos ou em relação aos preços dos produtos", afirmou Éder.

Caminho - Para Gislaine Pontes Fernandes, engenheira agrônoma que atua na assessoria de cooperativismo da Copacol, com sede em Cafelândia, o curso está sendo importante para a formação de um grupo mais preparado a difundir o cooperativismo. "O cooperativismo é o caminho do sucesso para o país e para o mundo pois promove o fortalecimento do negócio do associado a partir da união de forças", disse ela. Gislaine trabalha há seis anos na Copacol e acredita que terá condições de atingir um público mais amplo na difusão do cooperativismo pois está participando do curso com outros colegas da cooperativa que atuam em diferentes áreas, como Educação Corporativa e gerência de unidade.

Conteúdos Relacionados