MULTICOOP: Koslovski destaca importância da missão dos multiplicadores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O curso para formação de multiplicadores em cooperativismo - Multicoop, promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR na semana passada, em Curitiba, foi encerrado na sexta-feira (19/03) pelo presidente da organização, João Paulo Koslovski. "Vocês tem uma missão que nós podemos considerar muito importante. Esse evento marca uma nova fase do cooperativismo", afirmou Koslovski. "Nós estamos depositando em vocês uma esperança muito grande", frisou. Ele lembrou que a formação dos multiplicadores faz parte de uma primeira fase de um processo envolvendo um grupo de dez cooperativas agropecuárias paranaenses que estão empenhadas em atuar de forma integrada. Posteriormente, a iniciativa deverá abranger as demais unidades do Sistema. "Nós queremos fazer isso para todas as cooperativas do Estado do Paraná para que a gente crie uma sinergia no sentido de que possamos efetivamente consolidar a ideologia cooperativista dentro das cooperativas e em todos os seus âmbitos, todas as suas áreas, para que a gente possa avançar nesse processo", acrescentou.
Preparação - Participaram do Multicoop 30 profissionais selecionados pelas cooperativas que, durante as 40 horas/aulas da capacitação, tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre cooperativismo e comprovar a importância do setor para o desenvolvimento social e econômico da sociedade. Nesse período eles também aprenderam técnicas para aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Agora, terão a incumbência de disseminar os conhecimentos adquiridos no curso entre os colabores das cooperativas onde atuam, cooperados e pessoas da comunidade que apresentam perfil para se tornarem novos cooperados.
Identidade - "A grande preocupação que a gente tem em relação ao cooperativismo, de modo geral e aqui no Estado do Paraná, é a perda da identidade. Nós não podemos perder essa identidade formada de princípios, valores, filosofia e ideologia do cooperativismo", ressaltou Koslovski no encerramento do curso. "Nós precisamos defender o cooperativismo, que é esse instrumento que a gente quer valorizar como um meio importante de desenvolvimento das pessoas, dos nossos cooperados, da família que fazem parte do setor", acrescentou.