NEGÓCIOS II: Exemplos de eficiência e competitividade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, disse que a presença de cooperativas do Paraná entre as maiores empresas da América Latina é uma demonstração da eficiência e competitividade do cooperativismo. ''Nos últimos anos, as cooperativas intensificaram os investimentos na profissionalização da gestão e os resultados têm sido muito expressivos. Os produtos das cooperativas do Paraná são exportados para cerca de 100 países'', afirmou. ''A inserção da Coamo e da C.Vale entre as maiores empresas da América Latina é um prêmio ao trabalho e à dedicação dos seus milhares de produtores cooperados'', disse. Koslovski destacou ainda que as cooperativas têm atuação importante em todo o Paraná, sobretudo nos municípios do interior, gerando milhares de empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Desenvolvimento - O secretário estadual de Indústria e Comércio interino, Ercílio Santinoni, disse que o Paraná passa por uma nova etapa de desenvolvimento do governo junto com os empresários para que ocorram novos investimentos. ''Com o programa Paraná Competitivo teremos condições de manter as empresas no Estado e trazer outras novas. Criamos um ambiente favorável para os investimentos'', disse. Entre as empresas que têm atuação no Paraná e que também fazem parte da pesquisa estão as montadoras Volvo (138), Renault (139) e CNH (190), Bosch (218), Electrolux (241), Klabin (249), ALL América Logística (339), GVT Holding (380), Brasil Telecom Móvel (458) e Droga Raia (492).
Liderança nacional - A pesquisa apontou que a líder no Brasil é a Petrobras, que também foi a empresa que registrou a maior soma em vendas em 2010 (US$ 128 bilhões) e detém o maior patrimônio (US$ 184 bilhões). Entre as dez primeiras ainda estão as brasileiras Vale (4 posição), Petrobras Distribuidora (6), JBS-Friboi (7), Odebrecht (8) e a Ultrapar (10).
As 50 maiores - A revista traz ainda um ranking das 50 maiores empresas do Brasil, também liderado pela Petrobras, seguida por Vale, Petrobras Distribuidora, JBS-Friboi, Odebrecht, Ultrapar, Ipiranga Produtos de Petróleo, CBD-Grupo Pão de Açúcar, Gerdau e Eletrobras. Para produzir o ranking, a AmericaEconomia Intelligence compilou e verificou os números junto a fontes oficiais e bolsas de valores, no caso de empresas de capital aberto, ou solicitou os dados por meio de questionário, no caso de empresas fechadas. A ordem do ranking foi determinada pelo valor de vendas líquidas, em dólares, em dezembro de 2010. (Folha de Londrina)