NOVA PRODUTIVA: Gincana marca Semana do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Semeando Cooperação, foi o tema da Gincana Cooperativa realizada pela Nova Produtiva no último dia 30 de junho, em comemoração a Semana do Cooperativismo. Objetivando integrar os participantes do programa Cooperjovem e disseminar os ideais cooperativistas, a Nova Produtiva envolveu no evento cerca de 70 crianças, alunos da 3ª série do ensino fundamental dos distritos de Astorga, Santa Zélia, Içara, Tupinanbá e seus professores.

Grupo de jovens - Como o Programa Cooperjovem é uma ação conjunta entre Sescoop/PR, Nova Produtiva e Prefeitura Municipal, a gincana contou com a participação do grupo de jovens da Nova Produtiva, representado por integrantes da Unidade de Astorga, assim como da Secretaria da Educação de Astorga e de colaboradores da Nova Produtiva. Nem o tempo chuvoso atrapalhou a motivação das crianças, possibilitando que várias atividades cooperativas fossem desenvolvidas, e assim com os participantes divididos em equipes, e auxiliadas pelos facilitadores começaram as atividades.

Destaque - Uma das atividades da gincana que mais se destacou, foi a teia de aranha, na qual as crianças deveriam passar entre os buracos da teia, tendo a passagem dificultada pela altura dos buracos, exigindo assim a cooperação dos demais integrantes da equipe para que pudessem conseguir atravessar o obstáculo, permitindo que as crianças percebessem o quanto é necessário a cooperação.

Conscientização - As professoras procuravam a todo momento conscientizá-los das tarefas solidárias e cooperativas. Curiosas e ansiosas aguardavam com muita atenção a cada tarefa, à pontuação cabia a premiação com sementes, que posteriormente seriam levadas até as escolas e devendo ser plantadas e cultivadas pelos alunos. Foi uma manhã de muita alegria e diversão. Segundo a Secretária de Educação, Neuza Maria Julião Fortunado, "a gincana ofereceu horas de lazer as crianças, e as atividades desenvolvidas possibilitaram a integração e principalmente a oportunidade de realizarem atividades desenvolvendo o tema cooperação."

Formação - De acordo com os dirigentes da Nova Produtiva, a cooperativa se preocupa com a formação de seus jovens e busca desenvolver com o programa Cooperjovem e com atividades como a Gincana, ações que possibilitem um futuro melhor para a comunidade em que está inserida. (Imprensa Nova Produtiva)

Conteúdos Relacionados