NOVA PRODUTIVA: Importantes convênios são firmados com Universidades Federais do PR e RJ
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Presidente da Nova Produtiva, Tácito Júnior, assinou no último dia 24/04, dois importantes convênios para pesquisa e extensão. O ato de assinatura aconteceu durante cerimônia organizada pela Associação de Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), em Maringá, com a presença dos reitores da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Motta Miranda. O primeiro convênio visa à instalação de nove subestações de pesquisa, com 600 hectares de cana-de-açúcar em seis municípios do Estado do Paraná, convênio este que foi possível graças à parceria entre pesquisadores da UFPR, usinas e destilarias, sendo a Nova Produtiva uma das cooperativas onde será instalada uma das subestações.
Avanços - O Presidente da Nova, Tácito Júnior, disse que o convênio para a instalação da subestação experimental tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico através de pesquisa com a cultura de cana-de-açúcar, que propiciará um avanço no desenvolvimento de novas cultivares da cana-de-açúcar estas adaptadas as nossas condições, buscando aumento na qualidade da matéria prima quanto ao teor de sacarose e a produtividade agronômica no campo por meio da pesquisa e de tecnologias de produção de novas variedades.
Residência técnica - O segundo convênio tem como objetivo à oferta de residência técnica em diversas áreas de engenharia, que será conduzido pelo setor sucroalcooleiro juntamente com a UFPR e UFRJ, sendo uma vaga destinada para a Nova Produtiva. Segundo Edelclaiton Daros, coordenador do curso de aperfeiçoamento e professor da UFPR, o objetivo da residência técnica é: atualizar, aperfeiçoar e facilitar a entrada destes profissionais no mercado de trabalho em um segmento que está em franca expansão. (Assessoria Nova Produtiva)