OCB: Assembléia elege novos dirigentes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Presidentes das organizações estaduais de todo o País estão em Brasília (DF), nesta quarta-feira (30/4), para eleger os novos dirigentes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Uma chapa única concorreu à eleição, realizada por meio da Assembléia Geral Ordinária (AGO), na Casa do Cooperativismo, no Setor de Autarquias Sul. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e o superintendente José Roberto Ricken, estão presentes no encontro.
Composição - Pelo estatuto da organização, que experimenta um novo modelo de governança, a Assembléia elegeu seis integrantes do Conselho de Ética, seis do Conselho Fiscal e dez do Conselho Diretor. Este é composto por cinco vice-presidentes e cinco conselheiros, todos diretores da OCB, sendo cada um deles representante das respectivas regiões do País. A suplência nesses órgãos abrange três integrantes de cada conselho de Ética e Fiscal, e no caso do Conselho Diretor, cinco membros.
Conselho Diretor - Na mesma sessão que elege os dirigentes, o Conselho Diretor eleito indicou o novo presidente da OCB para aprovação pela Assembléia. A partir deste mês de maio, o presidente do Sistema deverá ser um executivo contratado, escolhido pelo Conselho Diretor, colegiado que sucedeu ao Conselho de Administração. Ao desencadear o processo de um modelo próprio de governança, tema central do VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, realizado em novembro de 2007, em Vitória (ES), a OCB passa a integrar o moderno leque de organizações, nas quais a eficácia, os resultados e o atendimento às necessidades e expectativas são requisitos para permanência no cargo.
Os novos membros dos Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética da OCB para a gestão 2008/2012 são:
Diretores vice-presidentes - Marcos Antônio Zordan; Ronaldo Ernesto Scucato; Onofre Cezário de Souza Filho; Roberto Coelho da Silva e Silvio Silvestre de Carvalho.
Diretores conselheiros - Vergílio Frederico Perius; Esthério Sebastião Colnago; Celso Ramos Régis; Orlando Colavolpe e Salatiel Rodrigues de Souza.
Suplentes - João Paulo Koslovski; Wagner Guerra da Fonseca; Antônio Chavaglia; José Milton de Almeida, Eliseu Cardoso Viana.
Conselho Fiscal - Gecy Pungan; Agostinho dos Santos e José Merched Chaar (Efetivos). Marco Aurélio Cabral; José Pinto de Alencar e Jorge Meneses (Suplentes)
Conselho de Ética - Erivaldo de Jesus Araújo; Jadir Giroto e Valdir Bernardo Feller (Efetivos). Américo Utumi; Carlos Fabiano Braga e Agamenon Leite Coutinho (Suplentes).