OCB: Setor aguarda Plano Safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O vice-presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Luiz Roberto Baggio, em visita ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, disse nesta quarta-feira (06/06) que a OCB está acompanhando com atenção as questões macroeconômicas, pois elas interferem na agricultura. Também está sendo acompanhado o desenvolvimento do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, anunciado no início do ano pelo governo federal. Baggio destacou que o cooperativismo acompanha com atenção os posicionamentos na política cambial e econômica. Além disso, disse Baggio, a OCB está na expectativa do cooperativismo agropecuário com o anúncio do Plano Safra 2007/2008. “Esperamos que ele traga para o cooperativismo alguns assuntos que devem ser desenhados, como um programa de crescimento para a agricultura”, afirmou o dirigente.

Medidas aguardadas - Ele citou como uma dessas expectativas a redução da taxa de juros, a liberação dos agroquímicos genéricos, volume de recursos, seguro rural e renda mínima. “A agricultura não podem ficar à mercê de sazonalidades”, comentou. “E com essa situação de dólar teremos um estreitamento abrupto demais. Por isso precisa ajustar”. “O plano safra deveria ser um PAC da agricultura, dada a importância da agricultura como âncora das nossas reservas”, completou.

Meio ambiente - Em relação à questão ambiental, Baggio lembrou que foi criado recentemente junto a OCB o Comitê de Meio Ambiente, para acompanhar as questões pertinentes a este setor. “Temos que acompanhar a gestão de recursos hídricos e sua legislação e desdobramentos das resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente)”. Baggio ainda disse que o setor cooperativista tem acompanhado as discussões em torno de algumas Medidas Provisórias, entre as quais, a que cria o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, desdobramentos das novas atribuíções do Ibama, das modificações com relação aos licenciamentos ambientais, enfim, tudo aquilo que impacta nos investimentos das cooperativas. 

Conteúdos Relacionados