Ocepar completa 33 anos nesta sexta-feira
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná foi criada a 02 de Abril de 1971 por decisão de 34 cooperativas e sua missão se constitui em representar e defender os interesses do sistema cooperativista paranaense perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das cooperativas e de seus integrantes. A sua constituição foi conseqüência de decisão do Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado em Belo Horizonte em 1969, que definiu que cada Estado deveria ter uma única organização de representação. Embora alguns Estados tivessem duas organizações, no Paraná havia apenas a Ucepar (União das Cooperativas do Estado do Paraná) presidida por Keimpf van der Meer, da Cooperativa Agropecuária Batavo, e que representava principalmente os interesses das cooperativas dos grupos de imigrantes holandeses e alemães. No Brasil havia duas organizações nacionais: a Abcoop e a Unasco, que deram lugar à OCB. No Paraná, uma comissão formada pela Ucepar, Acarpa, DAC (Seab) e Incra realizou várias reuniões visando estudar a forma de constituição da organização recomendada pelo congresso de Belo Horizonte.
Primeira diretoria - A assembléia que constituiu a Ocepar elegeu Guntolf van Kaick como presidente, Keimpf van der Meer como vice, Osíres dalla Bona como 1º secretário, Jaury Souza como 2º secretário, Romeu Berger como 1º tesoureiro e Eduardo Giovannette com 2º secretário. Conselheiros efetivos: Mieczyslaw Michalek, Matias Leh e Sigesfredo Euclides Anschau; suplentes: Ghiberti José Refosco, Plínio Kleemann e Hendrick Adrianus Kooy. Das 34 cooperativas que participaram da constituição da Ocepar estão ativas apenas 15, algumas das quais passando por reestruturação: Capeg, Cargas e Anexos, Agrária, Witmarsum, Copacol, Camilas, Batavo, Coagro, Copagril, Coopervale, Coasul, Coopavel, Coopagra, Coamig e CCLPL. Guntolf van Kaick permanece no cooperativismo, atuando como assessor da atual diretoria.
Bons frutos - Na opinião do atual presidente da entidade, João Paulo Koslovski, "hoje, 33 anos após sua constituição, a Ocepar colhe os frutos das inúmeras ações que executou na defesa em favor de todos os ramos do Cooperativismo, podemos afirmar que ela vem cumprindo sua missão, que é aglutinar as lideranças na defesa de interesses maiores do sistema. Incontáveis foram as ações lideradas pela Ocepar para que o sistema cooperativista se consolidasse e se desenvolvesse segundo as aspirações de seus integrantes. Hoje, se a Ocepar é uma organização respeitada entre autoridades estaduais e federais, isso se deve à coerência de sua postura ao longo de mais de três décadas, cujo objetivo final é a defesa dos interesses dos quase 300 mil cooperados das 206 cooperativas filiadas" frisou.
Parcerias - Ainda nos anos 70, a Ocepar concluiu, em parceria com outras instituições, o Sulcoop, um projeto de integração das cooperativas da região Centro-Sul do Estado, que complementavam o Projeto Iguaçu de Cooperativismo (PIC) e o Norcoop, dando por encerrada a fase de reorganização. "Buscando o desenvolvimento do sistema cooperativista, a Ocepar implantou o programa de pesquisa nos anos 70, reorganizou o setor e liderou ações visando instalar a infra-estrutura de armazenagem das cooperativas e as primeiras indústrias processadoras de grãos, base para o atual e moderno parque agroindustrial. Hoje a pesquisa cooperativa é desenvolvida pela Coodetec, que ontem (1º de abril) completou 30 anos da contratação dos primeiros pesquisadores", lembrou Koslovski.
Balanço - Ao realizar uma avaliação destes 33 anos de atuação em favor de todos os ramos do Cooperativismo, podemos afirmar que a Ocepar vem cumprindo sua missão, que é aglutinar as lideranças na defesa de interesses maiores do sistema. As dezenas de conquistas não teriam ocorrido se os presidente das cooperativas filiadas não dessem o respaldo necessário à Ocepar. Hoje, se a Ocepar é uma organização respeitada entre autoridades estaduais e federais, isso se deve à coerência de sua postura ao longo de mais de três décadas, cujo objetivo final é a defesa dos interesses das cooperativas filiadas.
Sescoop - Em 1997 a Ocepar passou a ser, após a autorização e registro no Ministério do Trabalho, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, concretizando um desejo de longa data das cooperativas paranaenses e transformando-se em seu único sindicato patronal. E em 10 de outubro de 1999 foi constituído o Sescoop Paraná, como órgão descentralizado do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O Sescoop Paraná, cujo presidente é o mesmo da Ocepar, tem como missão viabilizar o Programa de Autogestão das Cooperativas Paranaenses, atuando na formação profissional e promoção social. "A formação profissional, executada com apoio do Sescoop, o sistema "S" das cooperativas implantado também por insistência da própria Ocepar, vem complementar a modernização do cooperativismo", destaca.
Dirigentes
- Nestes 33 anos de existência a Ocepar liderou inúmeras ações
de desenvolvimento e defesa do sistema cooperativista comandada por diretorias
compostas pelos mais expressivos dirigentes de cooperativas de todos os ramos,
obtendo, por sua atuação, destaque nacional no meio cooperativista
e o respeito da comunidade econômica, política e social do Estado.
Além de Guntolf van Kaick, comandaram a Ocepar em diferentes épocas,
os presidentes, Benjamin Hammerschimidt, Wilson Thiesen, Inácio Donel,
Dick Carlos de Geus e o atual, João Paulo Koslovski.