OCEPAR: Contribuição das cooperativas para o desenvolvimento do PR é avaliado

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com uma extensão territorial de 199,7 mil quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 2,3% do território brasileiro, o Paraná responde por 21% da safra brasileira, ocupando o primeiro lugar entre os estados na produção de frango, milho, trigo, feijão e cevada, e o segundo lugar na produção de soja e cana-de açúcar. As cooperativas têm um papel importante nestes resultados. As 228 cooperativas paranaenses, das quais 77 são agropecuárias, respondem por 55% da economia agrícola do Estado e geram mais de 773 mil postos de trabalho. "O Paraná é um estado agrícola e que tem nas cooperativas a sua grande pujança", destaca o secretário estadual da Fazenda, Heron Arzua. O secretário esteve na Ocepar nesta segunda-feira (10/12), participando de uma reunião-almoço de diretoria. Além de Arzua, estiveram presentes os secretários de estado Valter Bianchini (Agricultura) e Rasca Rodrigues (Meio Ambiente), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Ardison Aekel, o diretor secretário da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Livaldo Gemin.

Incentivo para outros setores - De acordo com Arzua, a contribuição do setor cooperativista para o desenvolvimento do Estado pode ser medido em números. "O desempenho das cooperativas teve, por exemplo, um reflexo bastante significativo na arrecadação do Estado, principalmente de ICMS, e isto se espalhou para todas as atividades, em especial, comércio e indústria", afirma.

Meio Ambiente - Os resultados obtidos na área de meio ambiente também foram destacados pelas autoridades presentes. "Tudo o que fazemos é em benefício do próprio setor produtivo, que tem garantida a sua perenidade. Quem não produzir dentro da legislação ambiental perde mercado", disse o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Segundo ele, a parceria com o setor produtivo é muito importante para garantir a preservação ambiental. "No agronegócio, o programa Mata Ciliar que tem o maior índice de mudas plantadas no mundo, possui mais de 48 mil agricultores envolvidos. O agricultor está consciente e colaborando nesse processo. Então, só temos a comemorar", afirmou.

Resultados - O secretário Rasca Rodrigues lembra que foram plantadas mais de 72 milhões de mudas, em mais de 10 mil hectares, o que equivale a ida e volta de Curitiba a Foz nos dois lados. "Além de parceiras, as cooperativas e o governo têm, inclusive, ganhado prêmios juntos. Um exemplo é a Cocamar no programa Mata Ciliar. Temos enaltecido também diversos trabalhos como da Coopavel, na área de recuperação de minas e nascentes. Foram mais de mil minas recuperadas, isso é uma ação extremamente importante para o meio ambiente e para o agricultor que está tendo água com qualidade", afirmou.

Pólo produtivo - Na avaliação do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini, a  parceria do governo com as cooperativas está transformando o Paraná num dos principais pólos produtores do Brasil. "Na área de leite, por exemplo, disputamos com Goiás a segunda colocação na produção e avançamos muito na questão da qualidade. Pelos resultados obtidos com o Programa do Leite, tenho apenas que parabenizar a Ocepar pela participação nesta importante ação", disse.

Parcerias - Para as entidades representativas, o trabalho das cooperativas e da Ocepar também é motivo de elogios. "Vejo um vínculo indissolúvel entre o movimento de associações comerciais e as cooperativas, até porque o movimento associativismo e o cooperativismo são dois nomes para um mesmo esforço: unir talentos, trabalhos e inteligências em prol de um interesse comum", disse o presidente da Faciap, Ardison Akel. Para Livaldo Gemin, da Faep, apesar dos desafios enfrentados em 2007, a avaliação geral é que o ano foi bastante positivo para o setor produtivo. "Houve um fortalecimento do trabalho em equipe, em todas as áreas. A Faep reconhece a importância e o valor da Ocepar como organização de todas as cooperativas do Paraná. A Ocepar é o grande braço de comercialização do produtor e vem atuando com louvor em todas as áreas", destacou. Já para Darci Piana, a parceria da Fecomércio com a Ocepar só tem trazido bons resultados.  "São muitos exemplos, como o trabalho em parceria entre o Senac e o Sescoop na qualificação dos empresários, e outra, que está prestes a ser assinada, entre os dirigentes das cooperativas e a Universidade de Bologna, na Itália. São parcerias necessárias e que trazem resultados importantes para todos nós", disse.

Conteúdos Relacionados