OVINOCAPRINOCULTURA: Encontro no Paraná debate setor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizado na última quarta e quinta-feira (17 e 18 de setembro), em Curitiba, o Encontro Nacional das Lideranças de Ovinocaprinocultura. O encontro reuniu 54 representantes do setor e contou com a presença do secretário da Agricultura, Valter Bianchini. Promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e pelo Ministério da Agricultura, o evento teve o apoio da Secretaria da Agricultura, Iapar e Emater. Foram debatidos temas como o cenário da ovinocaprinocultura no Paraná, o programa paranaense de estruturação das cadeias produtivas dos ovinos e caprinos, multiplicação genética, projetos de capacitação e o papel da extensão rural na organização das cadeias produtivas.
Entraves - O setor tem se deparado com uma série de entraves, que atualmente impendem a sua organização e o seu crescimento, principalmente pela falta de uma Política Nacional concreta para estas culturas, assim como um Plano Sanitário adequado às duas espécies. Além disso, lideres do setor destacam a falta de dados oficiais confiáveis, que permitam o planejamento de ações para melhoria e estruturação da cadeia. No encontro foi destacado o potencial dessas espécies no nosso país, que em 2004 foi reforçado pela criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos (CSCPCO), com o objetivo de propor e discutir políticas públicas e privadas que viessem a apoiar o fortalecimento e a organização da cadeia produtiva. O cooperativismo também foi destacado como uma das estratégias para auxiliar na organização de produtores.
Produção - Segundo dados do IBGE (2006), o Brasil possui 16 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos, e o estado do Paraná apresenta 520 mil cabeças de ovinos e 120 mil de caprinos. Atualmente, a região Nordeste situa-se como a grande produtora brasileira de pequenos ruminantes, com mais de 90% do rebanho caprino e 58% do rebanho ovino.