OVINOCAPRINOCULTURA: Paraná é sede de Encontro Nacional de Lideranças

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O cenário da ovinocaprinocultura no Paraná, o programa paranaense de estruturação das cadeias produtivas dos ovinos e caprinos, multiplicação genética, projetos de capacitação e o papel da extensão rural na organização das cadeias produtivas, estão em discussão em Curitiba durante o Encontro Nacional das Lideranças de Ovinocaprinocultura. O evento, aberto na quarta (17/09) e que segue até hoje,  é promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e pelo Ministério da Agricultura, com apoio da Secretaria da Agricultura, Iapar e Emater. Até quinta-feira (18). O Sistema Ocepar também participa do evento, representado pelo assessor técnico Alexandre Amorin Monteiro.

Programação - Os participantes do encontro seguiram nesta quinta-feira (18), para um dia de campo no município de Castro, na região dos Campos Gerais. Lá eles visitaram a estrutura da cadeia de ovinocultura da cooperativa Castrolanda e mais duas propriedades que são referência na produção de ovinos e cordeiros.

Crédito - Neste ano a ovinocaprinocultura foi incluída no programa "Mais Alimentos" do Governo Federal, com uma linha de crédito criada no Plano Safra 2008/09 para reforçar a infra-estrutura das unidades produtivas da agricultura familiar. Segundo um dos coordenadores do encontro, Arizone Mendes Araújo, o Paraná vive um estado de graça quando o assunto é a ovinocaprinocultura. "O Estado tem participado ativamente no desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Hoje os programas realizados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento têm fortalecido esse crescimento", disse Araújo.

Paraná - A ovinocultura e a caprinocultura estão presentes em praticamente todos os municípios paranaenses, mas com um rebanho ainda pequeno, estimado em 602 mil cabeças de ovinos e 81 mil de caprinos. O Paraná é considerado um Estado com um plantel ovino de elevado padrão genético. Porém, o sistema de produção sente a falta de um padrão, assim como de controle sanitário e um manejo produtivo adequado às condições de clima, solo e topografia, segundo o zootecnista José Antonio Baena, coodenador do programa "Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos do Paraná". Para facilitar as condições de produção, de manejo, de organização e integração dessa cadeia produtiva, no final de 2007 foi criada a Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos. Uma forma de formalizar mais uma atividade econômica geradora de renda para a pequena propriedade da agricultura familiar do Paraná. (Com informações AEN)

Conteúdos Relacionados