PAC III: No Paraná, investimentos em obras nas BRs 153 e 116, porto e aeroporto
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No Paraná, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal prevê uma série de obras nas áreas de transporte e logística no Paraná, incluindo o Porto de Paranaguá, aeroporto, ferrovias e rodovias. Nessas duas áreas, de acordo com a Agência de Notícias do Governo Estadual, o Paraná será contemplado com obras na BR-153, com a pavimentação do trecho Ventania-Alto do Amparo; a construção da segunda ponte internacional sobre o rio Paraná; a adequação do contorno leste de Curitiba, na BR-116; e construção e recuperação de berços do Porto de Paranaguá. Na opinião do governador Roberto Requião é “o primeiro passo de uma grande caminhada”. Os investimentos foram anunciados por região. No que se refere aos aeroportos, a região Sul vai receber investimentos de R$ 601 milhões de 2007 a 2010, com ampliação da capacidade de passageiros. O PAC do governo federal traz ainda medidas fiscais que visam conter o crescimento dos gastos com pessoal, redução da carga tributária e aumento do investimento público, que virá da elevação na dotação orçamentária do Projeto Piloto de Investimento (PPI). O presidente prometeu cumprir todas as medidas elencadas no novo programa.
Aeroporto - O Aeroporto Internacional Afonso Pena (em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba), deve receber nos próximos quatro anos a ampliação da pista de pouso e do terminal de cargas em mais de cinco mil metros quadrados. O PAC prevê um investimento total de R$ 503,9 bilhões nos próximos quatro anos. Durante o anúncio do plano, o presidente Lula destacou que deve contar com a ajuda do Congresso Nacional, dos governadores e da iniciativa privada para implementar as cerca de 50 medidas estabelecidas no pacote.
Transbrasiliana - A conclusão das obras de pavimentação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, no Paraná esteve desde o início de 2003 entre os principais pleitos do governo estadual junto à União. A obra - uma reivindicação histórica dos transportadores – se arrasta desde a década de 60, quando foi iniciada a construção do primeiro trecho. A rodovia cruza o Estado desde Jacarezinho, no Norte Pioneiro, até General Carneiro, na divisa com Santa Catarina. Contudo, somente os 80 quilômetros entre Tibagi e Alto do Amparo ainda não são pavimentados. Também conhecida como rodovia Belém-Brasília, a BR-153 corta todo o Brasil passando pelos Estados do Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, terminando no sul do país, em Aceguá, no Rio Grande do Sul. (Com agências de notícias)
Confira no destaque a lista de medidas de infra-estrutura anunciadas para o Paraná:
Os investimentos de R$ 3,9 bilhões, até 2010, em transporte, na Região Sul, prevêem:
- Concessão da BR 116 Curitiba - Divisa SC/RS e Curitiba – SP e Concessão dos trechos BR 116 – 376 – 101 : Curitiba - Florianópolis (R$ 3,8 bilhões para as regiões Sul/Sudeste)
- Adequação do contorno Leste de Curitiba (BR 116)
- Ampliação da pista de pouso e terminal de cargas do aeroporto Afonso Pena (R$ 600 milhões para o Sul)
- Ampliação da capacidade do corredor ferroviário do oeste do Paraná
- Construção e recuperação de berços do Porto de Paranaguá
- Construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Paraná em Foz do Iguaçu
- Implantação da UHE Mauá no Rio Tibagi
- Prevista implantação das UHE no baixo Iguaçú, Jataizinho, Cebolão e Telêmaco Borba.
- Linhas de transmissão Londrina-Maringá, Curitiba-Bateias, Itararé-Jaguaraíva, Cascavel-Foz do Iguaçu, Curitiba-Joinvile (previsto).