PARANÁ E SANTA CATARINA: Sescoop apresenta programas para 2007
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Ocesc e Ocepar vão conhecer detalhadamente o novo Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas e a reestruturação do Cooperjovem, programas de promoção social que serão trabalhados este ano. A apresentação será feita pelo gerente de Apoio e Desenvolvimento em Gestão do Sistema (GADG), José Luiz Pantoja, e o coordenador de Promoção Social da GADG, Jorge Toledo, que viajam no próximo dia 9 para Santa Catarina e Paraná. O gerente explicou que o material do Cooperjovem terá uma nova versão, na qual foram reformuladas as normas, renovado o material didático e elaborada uma nova rotina de monitoramento que prevê uma avaliação do programa. Além disso, o Cooperjovem conta com seis mascotes, que simbolizam a turma da cooperação. Os bonecos Pinho e Pinhas vão auxiliar, de forma lúdica e pedagógica, na divulgação do Cooperjovem.
Lideranças - Já o Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas será ministrado em três módulos: básico, intermediário e avançado. Serão 290 horas/aulas ao longo de dois anos. Toledo explicou que o programa terá um processo seletivo de alunos, feito com as organizações estaduais e cooperativas. O programa vai capacitar jovens para assumir, no futuro, cargos de dirigentes de cooperativas, aumentado o contingente de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Sistema Cooperativista Brasileiro. O projeto tem como foco jovens cooperados, e empregados e filhos de sócios de cooperativas, oferecendo alternativa concreta de educação. A proposta é ampliar a formação dos jovens voltada para a liderança no modelo cooperativista, além de possibilitar uma participação mais efetiva na vida da cooperativa por meio da aplicação de novas idéias. Nesta primeira fase serão atendidos os estados do Paraná e Santa Catarina.
Seminário - De acordo como o gerente da GADG, José Luiz Pantoja, os produtos que serão levados aos estados foram apresentados durante o V Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo, ocorrido em Manaus (AM), em novembro do ano passado. “O material é resultado de um trabalho feito em conjunto com as organizações estaduais”, disse Pantoja. (OCB)