PARANÁ I: Richa anuncia plano de ação para os primeiros 180 dias de governo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao tomar posse como governador do Paraná no sábado (01/01), Beto Richa anunciou um Plano de Ação de 180 dias para dar prioridade a ações emergenciais e ainda um corte de 15% nos gastos de custeio da máquina pública. "Começamos agora a executar o Plano de Governo em todas as suas frentes, priorizando as ações emergenciais", disse Richa. "O Plano de Ação é um compromisso com a responsabilidade, o aperfeiçoamento e as mudanças no atendimento às demandas sociais", afirmou. Richa foi empossado no cargo na Assembleia Legislativa juntamente com o vice-governador Flávio Arns. Em seguida, em solenidade no Palácio Iguaçu, sede do governo do Estado e prestigiada por cerca de 4 mil de pessoas, o então governador Orlando Pessuti transmitiu o cargo a Beto Richa.

Prioridades - Ao discursar na Assembleia, Richa reafirmou os compromissos assumidos com a população paranaense durante a campanha e enfatizou que as áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura terão prioridade em seu governo. "Iniciamos hoje um novo tempo no Paraná. Um tempo que começa não apenas no calendário que assinala a abertura de um novo ano, mas também na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com respeito e oportunidades para todos", disse o governador na abertura de seu pronunciamento. "O novo Paraná que queremos é fruto de muitos sonhos e todos já estamos bem acordados para fazer com que eles se transformem em realidade. Por isso, quero fazer dessa solenidade um momento de renovação da fé e da esperança", destacou Beto Richa. "Sim, eu acredito que é possível melhorar a vida das pessoas que mais precisam da ação competente do governo", reafirmou. "É possível melhorar a saúde, a educação, a segurança pública, a infraestrutura e ainda garantir a preservação do meio ambiente", acrescentou o novo governador. Richa disse que sua gestão será pautada pela transparência, pelo respeito e pela austeridade.

 

Investimentos - Um dos objetivos mais imediatos, informou, será a recuperação da capacidade de investimentos do Estado. "Os baixos níveis de capacidade de investimento do Estado foram ainda mais deprimidos pelas dificuldades e pela realização de gastos que a prudência não recomendaria. Definitivamente, esse não é o tipo de herança que gostaríamos de ter recebido. De minha parte, não hesitarei em meu compromisso de recolocar o Estado no rumo correto do desenvolvimento", ressaltou o novo governador. Beto Richa disse vai governar dialogando com cidadãos, entidades e empresas, em parceria com os municípios e em sintonia com os demais poderes constituídos. "Rejeito o comportamento fundamentalista que inibe os investimentos, afugenta as empresas e amedronta a todos", afirmou o governador. "É reprovável o legado que coloca o Estado na obrigação de promover um duro ajuste emergencial, que certamente vai exigir sacrifícios ainda não totalmente dimensionados pela nossa equipe de transição", analisou Beto. "Enfim, os quase 30 anos de prática democrática já deveriam ter servido para desestimular completamente as aventuras daqueles que se acham donos da coisa pública e usuários dos recursos de todos. Queremos virar essa página da história", destacou.  (AEN)

Conteúdos Relacionados