Paraná pode ganhar mais um representante em Brasília com aumento do número de deputados na Câmara Federal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

politica 07 05 2025FOTO: Bruno Spada / Câmara dos DeputadosA Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (06/05), por 270 votos a 207, Projeto de Lei de autoria do deputado Dani Cunha (União/RJ), tendo como relator o deputado federal Damião Feliciano (União/PB), que determina o aumento do número de representantes de 513 para 531 a partir das eleições de 2026. Esta alteração trará um impacto anual, inicial, de R$ 64,6 milhões aos cofres públicos. O projeto vai agora para apreciação do Senado.

Entre os estados beneficiados com aumento de mais 14 cadeiras, está o Paraná, que ganharia mais um representante em Brasília, passando de 30 para 31 deputados federais a partir da nova legislatura (2027). Também se beneficiariam os estados do Pará (4); Santa Catarina (4); Amazonas (2); Mato Grosso (2); Rio Grande do Norte (2); Ceará (1); Goiás (1) e Minas Gerais (1).

Desde o ano passado que os deputados debatem o assunto, com base numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que o Congresso revise, até junho de 2025, o número de representação por estado na Câmara, com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. Na orientação, o STF apontou que esta revisão deveria ser feita mantendo o número de 513 deputados federais. Se isso tivesse sido levado em conta, estados que tiveram uma diminuição da sua população, perderiam vagas e os estados que cresceram ampliaram o número de cadeiras na Câmara Federal. (Com informações da CNN Brasil)

Conteúdos Relacionados