PARCERIA COMERCIAL: Comitiva japonesa estuda negócio com cooperativas paranaenses
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Uma comitiva formada por executivos da cooperativa japonesa Zennoh chegou nesta quarta-feira (18/02) ao Brasil para dar continuidade às negociações que visam selar uma parceria com cooperativas paranaenses envolvendo a aquisição de soja. O grupo foi recepcionado em Curitiba, na sede da Ocepar, pelos assessores técnicos da Organização, Alexandre Amorim e Robson Mafioletti. Também acompanha o grupo o deputado estadual Luiz Nishimori. Das quatro milhões de toneladas de soja importadas anualmente pelo Japão, a Zennoh é responsável pela aquisição anual de 2,5 milhões de toneladas do grão. Um dos executivos explicou que, por enquanto, o grupo adquire soja apenas dos Estados Unidos mas há grande interesse em estabelecer relações comerciais também com o Brasil devido às boas referências que eles possuem sobre as cooperativas paranaenses.
Missão econômica - "Esse é mais um reflexo da visita realizada em maio de 2008, quando foi realizada a 5ª missão econômica do Estado do Paraná ao Japão, com a presença de representantes da Ocepar e de diversas cooperativas paranaenses", afirma Luiz Nishimori, que liderou a missão. Nesta quinta-feira (19/02), a comitiva japonesa vai visitar as unidades de recebimento e armazenamento de grãos das cooperativas Coamo e Cotriguaçu e também o Porto de Paranaguá, acompanhados de Alexandre Amorim e da assessora do deputado, Laura Tamaru.
Aproximação - "É importante essa aproximação entre as cooperativas japonesas e paranaenses pois pode potencializar os negócios entre elas. Nós temos produtos de qualidade, com garantia de rastreabilidade e certificação, dentro dos padrões demandados por eles e, além disso, as cooperativas do Paraná já atuam fortemente na exportação de produtos do complexo soja. Por isso, esperamos fechar os primeiros negócios com a Zennoh a partir desse intercâmbio", afirma o assessor técnico da Ocepar, Robson Mafioletti.