PARCERIA: Copagril e Copacol vão atuar juntas em projeto de produção de peixes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cinco anos após oferecer aos seus associados mais uma alternativa de renda e diversificação na propriedade rural, a avicultura, a Copagril dá um passo adiante para implementar e incentivar as atividades no campo. Na última sexta-feira (05/03), foi assinado na sede da Copacol, em Cafelândia, o termo de parceria na produção de peixes entre a Copagril e a Copacol. A formalização foi acompanhada pelos diretores da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, Eloi Darci Podkowa e Marcio Buss, e da Copacol pelo presidente Valter Pitol, vice-presidente Emilio Gonçalves Mori, diretor secretário Waldemar Walter Dal Morin e os gerentes James Fernando de Moraes, Mauricio Kosinski e Nestor Braum.
Sistema de integração - A partir da parceria, a produção será realizada através do sistema de integração, muito semelhante ao que acontece com a avicultura. A Copacol será a fornecedora dos alevinos e vai fazer o abate na unidade de Nova Aurora. A Copagril fará a distribuição dos alevinos nas propriedades e irá colocar a disposição dos produtores toda a assistência técnica necessária além de fornecer a ração, ficando o produtor responsável pelo cuidado e manuseio da propriedade. Até o momento da assinatura do termo de parceria já existiam mais de 160 produtores inscritos como interessados em aderir a nova atividade, sendo a maioria associados da Copagril.
Gradativamente - De acordo com Ricardo Silvio Chapla, presidente da Copagril, o projeto será desenvolvido de forma gradativa, pois existe a necessidade de avaliar as propriedades pois, precisam estar adequadas às exigências para esse tipo de produção. O presidente da Copagril explica, "Para chegarmos à produção estimada deveremos levar em torno de dois a três anos até porque o peixe demora mais tempo para se desenvolver do que o frango, mas podemos adiantar que no máximo em 30 dias deverão acontecer alojamentos em torno de 1 milhão de alevinos".
Alternativa de renda - A piscicultura é mais uma alternativa de renda para o produtor da Copagril que tem em sua região de atuação uma grande quantidade de água boa para essa atividade. "Então o produtor associado da Copagril que tiver interesse em desenvolver mais essa alternativa de renda, pode ficar tranqüilo, não precisa se preocupar com mercado e remuneração, pois isso, nós estamos garantindo", explica o presidente da Copagril. (Imprensa Copagril)