PECUÁRIA: Europeus podem denegrir imagem do Brasil, diz Micheletto

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao participar na quarta-feira (05/03) da reunião ordinária da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) manifestou sua indignação com o comportamento dos técnicos europeus que se irritaram por não ter encontrado 8 animais, de um total de 4.500 registrados no Sisbov (sistema nacional de rastreabilidade), numa fazenda de 10 mil hectares do município mineiro de Unaí. "A atitude desses rapazes, que não conhecem a nossa realidade, vai denegrir a imagem do Brasil pelo mundo afora", protestou.

Reação - Segundo Micheletto, o parlamento brasileiro tem que reagir a essa irritação dos europeus. "Eles não têm na Irlanda um só produtor que tenha em sua propriedade 4.500 animais e veja se nós vamos ditar normas no galinheiro deles". Para o deputado, não se pode ficar calado perante meia dúzia de técnicos que vem da Europa ditar regras aqui, "temos que mostrar nossa indignação, com responsabilidade, prudência e capacidade, pois o Brasil cumpre todas as normas internacionais de comércio".

Discussão - Durante a reunião, foi aprovado requerimento do deputado Ronaldo Caiado convocando o ministro da Agricultura, Reinholds Stephanes para discutir o embargo da União Européia à importação de carne bovina brasileira. Outro requerimento do parlamentar também foi aprovado pelos membros da comissão para promover uma audiência pública sobre a atual legislação do sistema de rastreabilidade bovina. O ministro deve comparecer à Comissão de Agricultura no próximo dia 19 para tratar do assunto. (Imprensa Parlamentar)

Conteúdos Relacionados