PECUÁRIA: Lideranças do setor formulam documento entregue ao Mapa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lideranças nacionais da pecuária entregaram recentemente ao ministro da Agricultura e Abastecimento, Reinhold Stephanes, um documento que sintetiza todas as reivindicações da pecuária brasileira. O deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), líder do grupo na entrega do documento, destaca a importância da harmonia de posição entre o setor privado e governamental no que diz respeito à rastreabilidade, a necessidade de fortalecer as estruturas de vigilância sanitária para viabilizar a expansão da área livre de aftosa sem vacinação no Brasil, o incentivo à cooperação internacional no combate à aftosa e a atenção às exigências da União Européia, pontos de destaque no documento que foi levado ao ministro da Agricultura.

Reunião - O documento é fruto do encontro entre o deputado paranaense, Abelardo Lupion, líderes da pecuária, o presidente do Fonesa (Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária), Altino Rodrigues Neto; o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Afonso Kroetz. A Reunião das Lideranças da Pecuária aconteceu no Parque Fernando Costa, durante a ExpoZebu 2008, em Uberaba (MG). "É muito importante essa união do setor privado em torno da CNA (Conselho Nacional de Agricultura) e da ABCZ (Associação Braseira dos Criadores de Zebu) para facilitar o alcance das metas da pecuária brasileira", observou o presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), Sebastião Costa Guedes, secretário da reunião e responsável pela redação do documento.

Rastreabilidade - De acordo com Lupion, que é relator da subcomissão especial de rastreabilidade do rebanho bovino brasileiro, o presidente Lula deve sancionar, até o fim do ano, o projeto de lei que trata das novas normas de rastreabilidade bovina. Segundo o parlamentar em função do pedido de lideranças da pecuária nacional para que o governo passe a gestão do Sisbov (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovino e Bubainos) à iniciativa privada, a bancada iniciou a elaboração das propostas, que se transformará em projeto de lei, respaldadas nas exigências e sistemas facultativos relacionados ao controle sanitário do rebanho brasileiro. (Imprensa parlamentar)

Conteúdos Relacionados