PESQUISA: Projeto 'Embrapa em Cena' inicia com 400 alunos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 400 alunos do ensino fundamental da rede municipal de São Carlos, com idade de seis a oito anos, participam, nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/08), na Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP), do projeto "Embrapa em Cena". Trata-se de um trabalho educativo e social, que visa o repasse, para estudantes de 1º e 2º graus, de informações sobre a cadeia produtiva do leite e sobre alimentação saudável.
Orientações - As crianças recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas desse alimento. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais, além de conhecer a reserva de mata nativa da Embrapa Pecuária Sudeste - a maior da região central do Estado de São Paulo, com quase 1.000 hectares - com instruções sobre questões ambientais.
Teatro - -Os alunos também assistem a uma peça de teatro, feita pelo grupo de teatro amador Ouroboros, constituído por estudantes do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde são reforçadas as informações sobre alimentação saudável, meio ambiente e a cadeia produtiva do leite.
Cartilha - Depois, na escola, os alunos farão desenhos alusivos às atividades desenvolvidas e receberão uma "cartilha" abordando os mesmos assuntos vistos durante o evento. A publicação, muito ilustrada, é de autoria de Karina Omuro Lupetti, do Núcleo de Divulgação Científica do Departamento de Química da UFSCar, e de Carlos Eduardo Silva Santos, médico veterinário, agente de Desenvolvimento Rural e supervisor da área de transferência de tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste.
Parceria - O "Embrapa em Cena" conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da AEESC - Associação dos Empregados da Embrapa de São Carlos e de duas empresas privadas. O "Embrapa em Cena" é herdeiro, com adaptações à nova realidade do setor, do antigo "Projeto Saúde Brasil", também da Embrapa Pecuária Sudeste, que foi realizado por dez anos. O Projeto Saúde Brasil foi agraciado, em 2003, com o "Prêmio Darcy Ribeiro de Educação", conferido pela Câmara dos Deputados, para aqueles que apresentaram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil, com atuação nacional.
Homenagem - O nome do Prêmio, "Darcy Ribeiro", foi dado para homenagear e perpetuar a memória desse intelectual mundialmente conhecido, educador, antropólogo, indigenista e político brasileiro, falecido em 1996, ministro da Educação e ministro da Casa Civil do presidente João Goulart (Jango) (1961-1964).
O "Saúde Brasil" também recebeu, em 1999, da Fundação Abrinq, o diploma "Empresa Amiga da Criança". Em 1998 ganhou o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR-Associação Brasileira de Marketing Rural. (Imprensa Embrapa)