PLANO DE SAFRA: Seguro agrícola é ampliado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, revelou ontem (01/03) em Curitiba que uma das prioridades do governo para o setor agrícola neste ano será a criação de um seguro rural que será anunciado pelo presidente da República no Plano de Safra em junho próximo: "Para os produtores rurais, estamos devendo uma coisa: um seguro agrícola efetivo", afirmou o ministro.
Perdas - "A agricultura, principalmente, e a pecuária têm crises cíclicas. É preciso criar o seguro para que quando o produtor tiver perdas, o seguro tenha condições de cobrir de forma integral, para que o produtor não tenha prejuízos. Este é o momento ideal de se implantar o seguro porque as notícias que vem do campo são muito boas", garantiu. Segundo o ministro, a lei autorizando a criação do seguro rural já existe e o governo está tratando de fazer a montagem do fundo e a regulamentação de como vai ser a instituição desse seguro.
Prêmios - Na verdade, o que o governo irá fazer é estender para a maior parte dos setores da agricultura o seguro que hoje já existe e que cobriu dois milhões de hectares plantados na safra 2006/2007, com um fundo que permite a cobertura de prêmios em até R$ 60 milhões. O governo está ampliará este valor de prêmio para colocá-lo no orçamento de 2008 e com isso aumentará a abrangência da área plantada e de culturas. (Gazeta Mercantil)