PLANO SAFRA: OCB entrega ao ministro da Agricultura proposta agrícola e pecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi entregue na última quarta-feira (25/04) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, a Proposta do Setor Produtivo e Cooperativo para o Plano Agrícola e Pecuário 2007/2008, elaborada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e demais entidades do setor produtivo. O vice-presidente da OCB e presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais, Ronaldo Scucato, representou o Sistema OCB durante o evento, juntamente com os técnicos da Gerência de Mercados, Gustavo Prado e Flávia Zerbinato, que participaram da elaboração do plano. “Foram apresentadas medidas consideradas imprescindíveis para que o setor supere as atuais dificuldades e atinja novo estágio de crescimento e desenvolvimento. Esperamos que o percentual de atendimento às reivindicações seja superior ao dos anos anteriores. O produtor rural, mesmo endividado, continua investindo em tecnologia e mantendo o crescimento da produção e da produtividade. Precisamos de um apoio e um comprometimento ainda maior do Poder Público”, avalia Scucato.

Demandas - O documento reúne demandas como o aumento do volume de recursos para o financiamento da safra, de R$ 90 bilhões, valor 80% superior ao disponibilizado no Plano de Safra 2006/2007 para a agricultura comercial. A proposta também aponta a necessidade de redução das taxas de juros do crédito rural para 4,5%, considerando a redução da Selic e da TJLP desde 1999, ano em que se fixou a taxa de 8,75% para o crédito rural.

Seguro - Outro aspecto importante é o seguro rural (SR), medida imprescindível para a segurança dos produtores rurais e das cooperativas. Para o funcionamento efetivo do SR, são necessárias medidas como ampliação da área segurada, criação do Fundo de Catástrofe, Seguro de Renda e subvenção do prêmio. Além disso, as entidades recomendam, ao governo federal, outras modificações do crédito rural como a correção dos preços mínimos, criação de novos programas de investimento e políticas específicas para algumas culturas e para a pecuária. Além da OCB, participaram da elaboração da proposta a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) e a Associação de Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja).  (Informativo OCB)

Conteúdos Relacionados