PRÉ-ASSEMBLÉIAS: Coodetec discute estratégias para 2007
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coodetec – Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, realiza esta semana reuniões de pré-assembléias. As reuniões acontecem nas regiões de atuação da Cooperativa e objetivam discutir as estratégias para os avanços da Coodetec e o futuro da cooperativa. Durante os encontros serão apresentados o cumprimento de orçamento planejado e resultados do ano de 2006, as realizações alcançadas neste ano, as propostas para 2007, o plano para evolução dos programas de pesquisa e as sugestões de integrantes para a formação de chapa para o Conselho Fiscal. Ontem, (04/12) aconteceu o primeiro encontro, realizado em Cascavel, no auditório do Centro de Treinamento da Coodetec. Hoje (05/12), pela manhã, o programa de pré-assembléia da Coodetec reuniu a equipe de diretores, gerentes e lideranças na sede da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Campo Mourão. No período da tarde, a partir das 15 horas, a pré-assembléia se realiza na sede da Cooperativa Agrária em Guarapuava. Na quarta-feira, dia 06, a reunião acontece na sede da Cooperalfa em Chapecó – SC e para encerrar o ciclo de reuniões, a última pré-assembléia acontece, neste mesmo dia, em Ibirubá – RS na sede da Associação dos Funcionário da Cotribá, a partir da 15 horas.
Pré-assembléias na Coamo – Durante a pré-assembléia realizada na sede da Coamo, o presidente da Coodetec, Irineo da Costa Rodrigues, afirmou que 2006 foi um ano positivo para a cooperativa que registrou faturamento na ordem de R$ 65 milhões, apesar de todos os problemas enfrentados pelo setor agrícola com a grave crise que resultou em perda de renda para os produtores. “Este foi um ano muito difícil, mas pode ser considerado como positivo, haja vista que a Coodetec mais uma vez foi auto-suficiente financeiramente para vencer os obstáculos e cumpriu a sua missão de gerar conhecimentos e tecnologias em diversas cultivares para milhares de produtores brasileiros e até de países vizinhos. A Coodetec é o braço tecnológico das cooperativas e vem contribuindo de forma significativa com o crescimento sustentável do país”, explica.
Expansão - Entre os fatos marcantes deste ano, Rodrigues destacou a expansão da Coodetec para Minas Gerais com a inauguração recente em Paracatu de uma unidade de produção de sementes de híbridos de milho. “Escolhemos Paracatu por estar localizada em uma das melhores regiões para produção de híbridos de milho, e este é o nosso desafio: produzir materiais de qualidade.” Para os próximos anos, a diretoria da Coodetec prevê aumento na atuação da cooperativa na região Centro-Oeste do país. Também faz parte dos planos da Coodetec o incremento do uso da biotecnologia visando gerar tecnologias e resultados satisfatórios para os produtores não somente em materiais transgênicos, mas também convencionais. “Queremos ter variedades adequadas e eficientes para atender as necessidades das nossas cooperativas e por conseqüência, dos seus milhares de associados em todo o país”, assegura Rodrigues.
Variedades - Ao longo dos últimos 31 anos, os laboratórios da Coodetec foram responsáveis pelo lançamento de 110 diferentes variedades de sementes de trigo, soja, algodão e milho. De acordo com o diretor-executivo da Cooperativa, Ivo Marcos Carraro, as variedades de trigo e soja CD já ocupam a liderança da preferência dos produtores paranaenses, com 54,1% e 62,5% respectivamente. No Brasil, as variedades Coodetec ocuparam na última safra, 36,4% da área de trigo, 24,5% da área de soja e 4,5% da área de algodão. A participação da Coodetec no mercado nacional de híbridos de milho tem sido menos expressiva, embora registrando salto de 1,5% para 2,5% do mercado nacional de híbridos na última safra. “A Unidade de Paracatu se insere em nosso projeto de ampliarmos a participação das sementes CD também neste setor, extremamente competitivo”, diz Ivo Carraro.
Coodetec - A Coodetec é uma cooperativa de base tecnológica voltada à agricultura, 100% nacional e de propriedade de 175 mil agricultores filiados a 40 cooperativas brasileiras. A Coodetec possui 40 cooperativas associadas e centros de pesquisa em Cascavel e Palotina, no Paraná; Primavera do Leste, no Mato Grosso; Rio Verde, em Goiás; e em Paracatu, Minas Gerais, inaugurado recentemente. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Coamo)