PRIMATO: Cooperativa encerra 'Processo Assemblear'

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Primato Cooperativa Agroindustrial realizou no sábado, dia 20/02, a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária no auditório do Colégio La Salle. O evento encerrou o Processo Assemblear referente ao exercício de 2009 e contou com a participação de 112 cooperados e 80 convidados, entre autoridades de Toledo e outros municípios em que a Primato atua, além de parceiros, representantes de entidades de classe, fornecedores e colaboradores da Cooperativa. Durante a Assembléia foi deliberado referente à prestação de contas relativa ao exercício de 2009, após pareceres de auditoria externa e do Conselho Fiscal da Cooperativa; tratou-se também da destinação das sobras da Cooperativa; orçamento e plano de atividades para o exercício de 2010; dentre outros assuntos pertinentes a Assembléia Geral Ordinária.

Ano difícil - A Primato completou 12 anos em 2009. A receita da cooperativa em 2009 foi de mais de R$ 91 milhões, sendo 5,5% maior que o ano anterior. Os ativos totais alcançaram 42,5 milhões, 11,6% acima do valor de dezembro de 2008. O patrimônio líquido apresentou crescimento de R$ 6,9 milhões para 7,5 milhões. O Diretor Executivo da Primato, Anderson Léo Sabadin, afirma que "2009 foi um ano difícil, com uma forte crise financeira mundial, desencadeada no segundo semestre de 2008, mas a Primato soube superar os desafios e conseguiu um resultado financeiro positivo, inclusive distribuindo sobras aos cooperados. Com a retomada do crescimento econômico a partir do final de 2009, a previsão é de que a Primato seguirá em crescimento e rentabilidade. Os números demonstram que a Primato atravessou a crise como uma instituição sólida, capitalizada e que segue obtendo resultados positivos. Este bom desempenho é resultado da sinergia com os cooperados e clientes, do trabalho e da estratégia de longo prazo, baseada na diversificação de atividades e fontes de receita, além do sucesso conquistado nos diferentes segmentos de atuação".

Eleição - Ainda durante Assembléia foi realizada a eleição dos membros do Conselho de Administração e Fiscal desta Cooperativa; alteração estatutária quanto a criação de comitês educativos visando representar o cooperado perante a administração da cooperativa, de forma organizada e objetiva; facilitar a comunicação da administração com o quadro social; contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do quadro social; promover a educação cooperativista; indicar cooperados representantes de segmentos e regiões para as eleições, conforme critérios pré-definidos em Estatuto. No mesmo evento também foi tratada a desincorporação da Vinícola Toledo e a ação de restituição das contribuições previdenciárias incidente sobre a produção agrícola do empregador rural pessoa física e ação de restituição de PIS, Cofins e CPMF.

Metas - Entre os objetivos para 2010, destaca-se a abertura de uma unidade agrícola e pecuária em Vila Nova; abertura de uma unidade de Supermercado; finalização da segunda linha da indústria de alimentos para animais; instalação de uma unidade de armazenagem de grãos, em Toledo; potencialização da comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva, com as marcas da Primato; instalação duas estufas para cultivo em escala de rosas colombianas; solidificação da Primato no cenário agrícola regional; aumento da participação dos cooperados nas atividades da cooperativa e firmar e manter parcerias com empresas e fornecedores para incrementar negócios e gerar benefícios aos cooperados. (Assessoria de Imprensa Primato)

Conteúdos Relacionados