PRODUÇÃO: Safra de trigo deve dobrar em 2007
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Motivados por preços firmes nos mercados externo e interno e pelas perspectivas de um cenário global de oferta e demanda apertado, os produtores brasileiros de trigo começam a se preparar para a safra 2007/08 com a expectativa de que a área para o cereal aumente no país. A forte quebra registrada em 2006, provocada pela geada no Rio Grande do Sul e pela estiagem seguida de geada no Paraná, parece ter ficado para trás. Mesmo se a área plantada permanecer estável em relação a 2006/07 (1,752 milhão de hectares), e se não houver problemas climáticos, a produção poderá dobrar, de 2,2 milhões de toneladas para cerca de 4,5 milhões. Com um aumento conservador da área, o volume pode chegar a 5 milhões de toneladas, segundo analistas.
Crescimento - Levantamento feito pelo Valor Econômico junto a técnicos do Departamento de Economia Rural do Estado do Paraná (Deral) e da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) mostra que a área plantada nos dois principais Estados produtores do país - Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente - deverá crescer em 2007/08.
Quebra - Após uma produção frustrada pelo clima, que resultou em uma quebra de mais de 50%, para cerca de 2,2 milhões de toneladas, os triticultores devem avançar nas áreas ocupadas com aveia e disputar a área de soja com os produtores de milho safrinha. "Apesar das incertezas por conta do clima e mercado, os preços estão mais firmes", afirma Otmar Hubner, agrônomo do Deral. "Há um incentivo para o maior plantio por conta da evolução dos preços no mercado internacional", diz Ataídes Jacobsen, assistente técnico da Emater/RS.
Paraná - No Paraná, maior Estado produtor, o plantio em 2006/07 ocupou 696 mil hectares, mas a colheita foi em uma área de 589 mil hectares, uma quebra de 15,3% da área plantada. No Rio Grande do Sul, a quebra atingiu 14,5% da área, cujo plantio ocupou 887 mil hectares, mas a colheita foi em uma área de 758 mil hectares. No país, a área ocupou 1,752 milhão de hectares, recuo de 25,8% sobre a temporada 2005/06. "Os produtores de trigo vão disputar área com o milho safrinha, mas existe espaço para todo mundo", reitera Hubner. (Valor Econômico)