PROJETO VERÃO SAÚDE: Unimed Curitiba vai aos parques contra o sedentarismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O projeto Verão Saúde Unimed começou esta semana no Parque São Lourenço, com a meta de incentivar a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Nada de academias fechadas e luz fria. O palco dos exercícios é o gramado do parque, ao lado do lago. Aberto na última segunda-feira (08/01), o projeto reúne centenas de pessoas todos os dias, entre adultos, idosos e crianças. A Unimed disponibiliza entre as diversas atividades massagem shiatsu, aulas de ginástica e também mede a pressão e o índice de gordura corporal de quem quiser se manter em forma. Uma unidade móvel permanece disponível no local. O projeto fica uma semana no São Lourenço e depois segue para os parques do Jardim Botânico e Bacacheri, respectivamente. Serão 40 dias corridos de Verão Saúde, no total.
Freqüentadores assíduos - De acordo com o coordenador das atividades, Diogo G. P. Rodrigues, as pessoas têm se mostrado bastante preocupadas com a saúde. “Incentivo também as crianças a experimentarem a massagem”, conta ele. “A maioria das pessoas que participa das atividades já conhece o projeto, dos anos anteriores, e já vai perguntando que atividades estamos desenvolvendo este ano e quais são os brindes”, destaca Diogo. O projeto está sendo desenvolvido pela Unimed Curitiba, com a parceria da Prefeitura de Curitiba e o apoio das Águas Ouro Fino. Com uma estrutura interativa montada nestes locais, a cooperativa pretende atrair o maior número de pessoas e incentivá-las a participar das atividades propostas, como alongamento, massagem, técnicas de respiração, entre outras.
Perigos do sedentarismo - O hábito de não se exercitar regularmente – o sedentarismo – é associado em grande parte a várias doenças crônicas, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) matam aproximadamente 33 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo o presidente da Unimed Curitiba, Sergio Ioshii, o sedentarismo está associado a doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e infarto do miocárdio. “A atividade física realizada com freqüência ajuda as pessoas a prevenir estas doenças, além de diminuir a ansiedade e o estresse”, explica Ioshii.
Prevenção - A cooperativa realiza vários programas de medicina preventiva, que envolvem seus clientes e a comunidade. ”Prevenir doenças ou diagnosticá-las em suas fases iniciais são ações que melhoram significativamente a qualidade de vida das pessoas. Para que isto aconteça efetivamente, há necessidade de estímulo à participação e à mudança de atitude das pessoas”, ressalta Ioshii. Segundo dados da OMS, o sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo todo, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde pública, numa epidemia global. O sedentarismo nada mais é do que a lei do menor esforço, ou seja, usar a escada rolante, o elevador, andar de carro o tempo todo, enfim, a completa ausência de atividade física. O cronograma completo do Verão Saúde Unimed, com horários, locais e as atividades, está disponível no site www.unimed.com.br.