QUALIDADE: Projeto para reformular o padrão do arroz recebe sugestões até 31 de março

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Projeto de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Arroz para reformular o padrão oficial de classificação do produto receberá avaliações e sugestões dos interessados até o dia 31 de março de 2008. A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) visa atender a demandas de segmentos do setor orizícola. A medida atende a entidades e órgãos como a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, os Sindicatos da Indústria do Arroz (Sidarroz/SC e Sindarroz/RS), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Embrapa Arroz e Feijão.

Avanço - Entre os objetivos da proposta estão avanços como a melhoria da qualidade do arroz oferecido ao consumidor e a redução das diferenças de qualidade em um mesmo tipo de arroz. Além disso, contempla novas modalidades de produtos recém lançados no mercado e com volume significativo de comercialização, como as variedades especiais de arroz vermelho, preto, enriquecido com vitaminas ou minerais e a mistura de arroz polido e o parboilizado. A data limite inicialmente fixada pelo Mapa para a apresentação de sugestões, após consenso com os setores envolvidos, foi 31 de janeiro de 2008, com possibilidade de prorrogação. Dada a importância do arroz para o agronegócio e atendendo solicitações de segmentos do setor orizícola, a Coordenação Geral de Qualidade Vegetal (CGQV) do Ministério, estendeu o prazo por mais dois meses.

Informações - O Projeto de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do Arroz está disponível no site: www.agricultura.gov.br. As sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Mais informações pelo telefone (61) 3218-2706. (Mapa)

Conteúdos Relacionados