RAMO CRÉDITO: Conselheiros fiscais do Sicredi em treinamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 30 conselheiros fiscais das cooperativas do Sicredi Paraná iniciaram, na manhã desta segunda-feira (16/04), na sala de eventos da Ocepar, o Treinamento de Formação de Conselheiros Fiscais, que visa prepará-los para as atividades de fiscalização junto às suas cooperativas. Até a próxima terça-feira (24/04), mais duas turmas, totalizado cerca de 80 conselheiros fiscais concluirão esse treinamento, que está sendo ministrado pelo presidente da Central Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock, pelo Superintendente de Supervisão e Controle, Reginaldo José Pedrão; pelo auditor da Central e Região de Curitiba, Alcimar Gerard; e pela assessora de cooperativismo Eliane Goulart.

Conhecimento do sistema – O treinamento começou com a auto-apresentação dos conselheiros fiscais, onde cada um falou resumidamente sobre si e sua família. A maioria dos conselheiros dessa primeira turma está no exercício da função pela primeira vez. A palestra inicial foi feita pelo presidente da Central Sicredi, Manfred Dasenbrock, que falou da estrutura do sistema e estratégias, inclusive a estruturação que está ocorrendo no momento, deixando claro o importante papel dos conselheiros fiscais para a saúde junto às suas cooperativas. Fez parte do treinamento o conhecimento das instalações do Sistema Ocepar e da Central Sicredi.

Preparação para a função – Tanto a parte teórica como a prática, de atuação dos conselheiros fiscais está sendo ministrada por Reginaldo José Pedrão, superintendente de Supervisão e Controle e Alcimar Gerard, gerente de Auditoria da Central. A assessora de cooperativismo Eliane Goulart, aborda com os conselheiros o Plano de Comunicação Social e outros aspectos relacionados com a formação cooperativista. Para Américo Marques da Cruz, associado número 1 da Sicredi Vale do Ivaí e experiente na função, o conselheiro fiscal exerce um trabalho muito importante para que as cooperativas de crédito desempenhem adequadamente com seus objetivos. Entre as principais ações do conselheiro estão a conferência dos dados contábeis, o uso adequado dos cheques especiais e a devolução de cheques, pois isso pode comprometer o desempenho da cooperativa.

Conteúdos Relacionados