RAMO CRÉDITO: Desenvolvimento econômico para o Norte do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) está marcada para o final de julho e a expectativa do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros tenha novos aumentos. As conseqüências desse reajuste com certeza serão sentidas pelo empresariado, já que os produtos e serviços das empresas sofrem diretamente com essa alta. No entanto, o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), uma das instituições cooperativistas de maior visibilidade no estado, está caminhando no sentido oposto ao das instituições bancárias tradicionais e está disponibilizando aos micro e pequenos empresários do município de Cambé, região norte do Estado, linhas de crédito diferenciadas, com juros menores que os aplicados convencionalmente. Isto só foi possível porque a Sicredi Norte do Paraná, acabou de firmar parceria com Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC) e vai permitir que seus sócios desfrutem de produtos e serviços individualizados.
Empréstimos - O total de empréstimos proporcionado, para cada associado, varia de R$ 1 mil a R$ 500 mil dependendo do porte da empresa e a taxa praticada pela unidade é 2% inferior às cobradas nas financeiras privadas. Além disso, o financiamento pode ser pago em até 48 meses e o processo de liberação do crédito é rápido e sem burocracia. "A aprovação do empréstimo é feita mediante análise de crédito, mas isso não quer dizer que a liberação vai ser mais demorada, pelo contrário, é uma garantia que o sócio tem de que aquele montante é o suficiente para ele aplicar em sua empresa", explica a gerente da Sicredi Norte do Paraná, Denise Beraldi Otaguiri.
Vantagens - Com a parceria os empresários da região terão ainda serviços como desconto de recebíveis, capital de giro e crédito parcelado. Outro benefício que garante comodidade ao associado é a taxa de limite de cheque especial que está entre as mais baixas do mercado. Hoje, o juro cobrado pela cooperativa é de 5,5% ao mês ou 66% ao ano, enquanto que os bancos privados operam, em média, a uma taxa de 8,45% ao mês ou 164,70% ao ano. Associando-se a Sicredi Norte do Paraná, os empresários ainda têm a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o Crédito Responsável. A campanha tem a finalidade de promover o crescimento sustentável dos colaboradores e municípios onde a cooperativa está inserida. Denise Beraldi explica que o sócio que tiver produtos da cooperativa, tais como, seguro de vida, cheque especial, cartão de crédito ou consórcio consegue um percentual de desconto na taxa de juros de até 0,80% am.
Público beneficiado - A parceria vai beneficiar, em média, 1.200 empresários locais que irão trabalhar em conjunto com a cooperativa para o desenvolvimento de projetos que favoreçam a classe empresarial. "Esta parceria vai fortalecer não só os empresários, como também, a economia local", acrescenta Denise. Para a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambé, Lourdes Aparecida Manfre Maçolla, além de fomentar a geração de renda na região, o acordo vai proporcionar aos sócios um melhor atendimento às empresas. "Hoje a demanda no município é bem grande e com esse trabalho poderemos oferecer aos nossos empresários serviços de qualidade, com a garantia de que o capital investido seja aplicado dentro do próprio município", garante.
Reunião - No próximo dia 24 de julho haverá uma reunião entre representantes da Sicredi Norte do Paraná e associados da ACIC para a apresentação das linhas de crédito, produtos & serviços e vantagens oferecidas pelo sistema.
Sicredi - O Sistema de Crédito Cooperativo é uma instituição financeira sem fins lucrativos que está no mercado há mais de um século. Atualmente, os serviços do Sicredi chegam a dez estados brasileiros. São mais de mil pontos de atendimento e 130 cooperativas de crédito atuando diretamente em benefício dos associados, que hoje estão em 1,3 milhão. O Paraná é o segundo Estado com o maior número de associados. O número de cooperados chegou a marca de 262 mil, com um patrimônio líquido de mais de 300 milhões de reais. No total, são 27 cooperativas e 280 unidades de atendimento espalhadas por todo o Paraná. (Imprensa Sicredi)