RAMO CRÉDITO I: Conselho Especializado se reúne na Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Conselho Especializado de Crédito (Ceco) reuniu-se na tarde da quarta-feira (03/09) na sede da Ocepar, em Curitiba. Composto por representantes dos sistemas cooperativistas de crédito (Sicredi, Sicoob e Unicred), e de cooperativas não-filiadas as centrais, o objetivo do Ceco é debater e articular ações integradas para o ramo. De acordo com o presidente da Central Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock, a reunião do Ceco foi importante para discutir as demandas e reivindicações das cooperativas de crédito. "Tratamos da pauta de articulações necessárias aos diversos pleitos do setor. O encontro do Conselho é fundamental para definir estratégias de atuação, em sintonia com a Ocepar e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)", explicou.

Lei do Cooperativismo - Durante a reunião, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, fez uma explanação aos dirigentes sobre os encaminhamentos técnicos e políticos em torno da nova lei do cooperativismo, em discussão no Congresso Nacional. "Ficou claro para todos a necessidade de uma constante mobilização para que as negociações sejam bem-sucedidas e nenhuma decisão prejudique o setor cooperativista", afirmou Manfred. O sistema de crédito no Paraná abrange 67 cooperativas, com cerca de 300 mil associados. Juntas, administram ativos de R$ 3,1 bilhões.

Discussões se concentram no CAE - O debate sobre a nova lei para o cooperativismo se concentra agora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A Ocepar e a OCB mantêm grupo de acompanhamento técnico para subsidiar a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) nas negociações políticas. De acordo com o assessor tributário da Ocepar, Marcos Caetano, as atenções estão voltadas para o Projeto de Lei da Câmara 82/2006, de autoria do deputado Inocêncio de Oliveira, ao qual foram apensados os projetos 03/2007, do senador Osmar Dias, e o 153/2007, de autoria do senador Eduardo Suplicy. "O relator do PL 82, senador Renato Casagrande, apresentou texto substitutivo considerado aquém do objetivo do sistema cooperativista, que é formular um projeto que atualize a legislação para o cooperativismo", explicou.

Conteúdos Relacionados