RAMO CRÉDITO I: Sicredi Vale do Piquiri completa 22 anos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O alicerce da Sicredi Vale do Piquiri está fundamentado na cooperação entre pessoas que se juntam em torno de um objetivo comum: ‘captar recursos para financiar as atividades dos associados'. O marco foi a união de forças, em 1988, de alguns produtores rurais - ligados a cooperativa agropecuária (Coopervale), que decidiram pela criação da cooperativa de crédito para realização de negócios. Com o tempo, os associados escrevem uma história de parcerias que proporcionam o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo e também da região onde a cooperativa está inserida.
Intercooperação - A intercooperação entre cooperativas de crédito no Paraná e depois no Brasil, através do Sistema Sicredi, trouxe competitividade e maior visibilidade. "A cooperativa sozinha não poderia ir muito longe, mas ligada ao Sistema, ficou mais forte e o crescimento foi inevitável", comenta o presidente Jaime Basso.Em 2003, outro passo decisivo foi a fusão entre Sicredi Vale (Palotina), Sicredi Goioerê e Sicredi Ubiratã. A cooperativa triplicou de tamanho e passou a ocupar uma área de atuação com 44 municípios dentro do estado, mais crescimento a vista.
Cooperação que desenvolve - Vinte e dois anos se passaram e a união de forças continua mais latente do que nunca, desta vez, para grandes e realizações. Conquistas importantes foram alcançadas - desde o aumento da base de associados - com mais de 30 mil; passando pelo avanço tecnológico; parcerias internacionais; formação e educação aos associados sobre o empreendimento cooperativista; e participação na sociedade local. "Com a estratégia de atuação implantada, a cooperativa consegue estar no mundo e ao mesmo tempo junto com a sociedade que vive na região onde ela atua. Isso é participar da vida da comunidade", diz o presidente Jaime Basso.
Motivos para comemorar - Com ativos totais na ordem de R$ 282,9 milhões, a Sicredi Vale do Piquiri tem muito a comemorar neste aniversário de 22 anos. A participação em Sistema proporciona maior competitividade no mercado financeiro e projeção internacional. Com a parceria firmada com o Rabobank (Banco Cooperativo Holandês), o Sistema ganha experiência em negócios internacionais e maior eficiência operacional e em contrapartida, os associados terão disponível em médio prazo acesso a linhas de crédito imobiliário e leasing. Com solidez, a cooperativa acessa mais recursos no mercado financeiro. Com dinheiro disponível cresce a oferta de crédito aos associados em todas as linhas disponíveis. Para a próxima safra, por exemplo, conseguirá atender a 100% da demanda de crédito rural levantada pelos associados.
Tecnologia a serviço da cooperação - A tecnologia auxilia no desenvolvimento. A partir deste ano, o Sicredi começou a operar com três seguradoras: Mapfre, Sul América e HDI. O sistema de multicálculo apresenta novas opções aos associados na contratação do seguro de veículos. O acordo firmado com a Redecard permitirá que, a partir de dezembro, o associado Sicredi utilize toda a rede para transacionar com o Cartão Sicredi.
TecBan - A Tecnologia Bancária S.A (TecBan) instalada nos caixas eletrônicos abre acesso ao Banco 24Horas e clientes de outras instituições financeiras, podem usar as opções de saque, saldo e extrato. "Os avanços na Tecnologia da Informação e Comunicação foi imprescindível para as novas conquistas, onde o maior beneficiado é o associado", comenta o superintendente Moacir Niehues.
Redes sociais - A mesma tecnologia que traz comodidade ao quadro social proporciona através das Redes Sociais uma maior divulgação da filosofia cooperativista. Dirigentes, colaboradores e associados estão conectados. Nas diversas comunidades virtuais, eles conquistam novos horizontes, geram debate, compartilham opiniões e divulgam esse Jeito Sicredi de Ser.
Cooperação para a perenidade do empreendimento - Com características específicas, levando em consideração a natureza jurídica: Sociedade Cooperativa, a Sicredi Vale do Piquiri está sempre próxima das comunidades. Presença que se dá, em diversos níveis: parcerias com instituições locais, participação em eventos comunitários, realização de reuniões de prospecção, divulgação de produtos/serviços, transparência na gestão (assembléias e prestação de contas), formação e educação aos associados.
Foco - O foco em manter o relacionamento entre cooperativa/associado tornou a cooperativa referência no Sistema em 2010, por ser a primeira a realizar a Assembleia Geral com delegados. O novo modelo assemblear foi adotado a partir da implantação dos Programas Crescer e Pertencer - que visam a maior qualificação do associado a cerca do empreendimento e melhor participação na gestão da cooperativa. "Quando o associado conhece mais, ele pode contribuir com maior qualidade", avalia o presidente Jaime Basso.
Boas-Vindas - No cronograma de implantação do Programa Crescer, a Sicredi Vale do Piquiri deu início, este ano, no projeto Boas-Vindas. As equipes reúnem novos associados e conversam sobre a filosofia cooperativista, a estrutura do Sicredi e os diferenciais presentes na cooperativa de crédito. "Gostei da apresentação, fiquei sabendo dos produtos e serviços que a SICREDI oferece e também entendi melhor a importância da cooperativa para a região", disse o associado Clodoaldo Alves de Palotina.
Incentivo - A introdução feita aos novos associados incentiva a participação nos percursos de aprendizagem do Programa Crescer. Só neste ano, mais de 260 associados participaram das primeiras turmas e conheceram mais sobre o nosso empreendimento. "Eu gostei muito. O material traz histórias parecidas com nosso dia-a-dia e isso facilitou o entendimento", disse o associado Eliandro Anholeto Costa de Assis Chateaubriand.
União faz a força - Ainda dentro dos programas sociais, a Sicredi Vale do Piquiri deu início a uma parceria para a implantação do Programa ‘A União Faz a Vida', em Rancho Alegre D'Oeste. O programa tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. "A idéia é desenvolver nas crianças e adolescentes o espírito cooperativista, através de uma metodologia especial", comenta o presidente da Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso.
Inovação - A visão de construção de uma cooperativa forte levou a Sicredi Vale do Piquiri a mais uma inovação. O ‘Programa de Educação Financeira', iniciado durante as reuniões de prestação de contas, trouxe aos associados a palestra ‘Finanças Pessoais: o uso consciente do dinheiro'. O programa visa orientar sobre a importância de manter um planejamento financeiro familiar, evitando surpresas desagradáveis, como endividamentos, pagamento de taxas de juros excessivas e perda de capital. Com as informações repassadas, os associados podem redefinir o planejamento familiar. "Achei excelente, porque muitas pessoas saem do ritmo, não se lembram da importância de fazer um planejamento com as finanças. É importante saber comprar, vender e também guardar dinheiro", disse o associado de Braganey, Edson Sampaio Alves.
Certeza da cooperação no futuro - A cooperação do início da história é fundamental para a continuidade do empreendimento cooperativo. Os desafios que o futuro impõe são grandes e será necessária uma dose de ousadia para enfrentá-los. Com base no passado, fica a certeza de que a cooperativa pode confiar na força do associado, que é a causa primeira da existência da Sicredi Vale do Piquiri. "Registro agradecimentos aos pioneiros por acreditarem em um sonho e aos que auxiliaram no desenvolvimento nestes 22 anos. Aos que chegam, convido a participação efetiva para continuarmos crescendo", finaliza o presidente Jaime Basso. (Imprensa Sicredi Vale do Piquiri)