RAMO CRÉDITO II: Sicredi inicia programa com colaboradores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Aconteceu no último sábado (25/10), um encontro com os colaboradores de todos os municípios que fazem parte da Sicredi Iguaçu PR, com sede em São João. O objetivo do encontro foi dar o ponta pé inicial dos programas sociais ‘Sicredi Pertencer' e ‘Sicredi Crescer' aos colaboradores, e contou com a participação da Assessora de Programas Sociais da Central Sicredi PR, Eliane Goulart. O evento proporcionou um resgate da história da cooperativa que iniciou em 1991 com 23 pessoas (sócios-fundadores) e que hoje possui 14.700 associados. Para o presidente, Lotário Luiz Dierings, iniciar a cooperativa de crédito não foi fácil, mas era uma necessidade dos associados e é para isso que as cooperativas existem. "A necessidade da época era a falta de crédito rural aos produtores rurais, então resolvemos fundar uma cooperativa", afirmou.
Dificuldades - O primeiro colaborador e então Gerente Regional da cooperativa, Eleutério Benin, participou do evento de sábado contando das dificuldades do início. "No começo saíamos em busca de novos associados para fortalecer a cooperativa, montávamos os talões de cheques manualmente, inclusive usando um martelo para fechar bem os grampos", contou Eleutério, também conhecido por Téio. "Os programas Crescer e Pertencer são o caminho para uma cooperativa mais forte e para um quadro social mais comprometido e participativo com seu próprio empreendimento", comentou Eliane.
Depoimentos - O resgate histórico teve como objetivo mostrar aos colaboradores que mesmo com dificuldades, a cooperativa hoje, 16 anos após, é uma cooperativa forte, porque no início contava com a participação efetiva de todos os associados. Segundo o presidente Lotário, hoje esses associados não sabem a sua importância ou o seu papel e acabam não participando como deveriam. Para demonstrar isso a evento contou com a presença de um deles, Fábio Sampaio de São João. Fábio veio contar a sua história com o Sicredi e a importância do Sicredi no seu desenvolvimento. "Falar do Sicredi para mim é fácil, pois eu e as minhas empresas crescemos junto com essa cooperativa, graças ao meu esforço e ao apoio que tive do Sicredi", afirmou emocionado Fábio.
Preocupação com o quadro social - De acordo com o gerente de operacional da unidade de Francisco Beltrão, Selésio Guetner, esses programas mostram uma cooperativa de crédito preocupada com o seu quadro social. "Com o lançamento desses programas a cooperativa visa formar líderes nas comunidades, buscando fortalecer a base de associados e obtendo assim um crescimento sustentado", diz o gerente.
Os programas - Segundo a assessora de Programas Sociais da Central Sicredi PR, Eliane Goulart, esses dois programas representam um divisor de águas para o sistema Sicredi. "Após a implantação desses programas eu acredito numa nova fase para as cooperativas de crédito do Sicredi", salientou. Eliane afirma que esses programas se referem a duas palavras chaves: o Crescer - educação e o Pertencer - participação. "Sinto-me entusiasmada de participar desta construção, que tenho certeza, será história na trajetória do Sistema Sicredi", conclui. Os dois programas são voltados aos associados, colaboradores, dirigentes e de certa forma a comunidade em geral. O Pertencer reorientará a participação dos associados na cooperativa, mas para isso todos precisarão passar por uma formação, ou seja, conhecer melhor a sua cooperativa, através do Crescer. Segundo o presidente esses programas serão contínuos, e daqui a diante, irão formar lideranças na cooperativa e possivelmente em 2009 comece com associados. (Imprensa Sicredi)