RAMO CRÉDITO: Manfred assume presidência da Sicredi Participações S.A.
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 9 de outubro foi aprovada a nova estrutura organizacional e de governança do Sicredi, cujo propósito é preparar o Sistema para os desafios atuais e futuros num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, criando as condições necessárias para que as empresas de terceiro nível possam apoiar o desenvolvimento das cooperativas com maior produtividade e eficácia. As principais modificações referem-se à constituição da Sicredi Participações S.A., a alteração da estrutura do Banco, que passa a ser responsável pela instrumentalização das definições estratégicas e a adequação da estrutura da Confederação, que atuará essencialmente como prestadora de serviços do Sistema.
Adequação - De acordo com Manfred Alfonso Dasenbrock, Presidente eleito do Conselho de Administração da Sicredi Participações S.A. e presidente da Central Sicredi PR, a nova estrutura organizacional e de governança foi elaborada de forma aderente às demais fases do projeto de revisão e padronização organizacional do Sistema e implicará na adequação do Sicredi aos melhores modelos mundiais de organização. "A constituição da Sicredi Participações S.A. garantirá a necessária estabilidade patrimonial e tornará o sistema de governança eficiente e transparente, responsabilizando e formalizando um único ambiente de decisão estratégica segregado do operacional", comenta Manfred.
Manfred Alfonso Dasenbrock fala sobre a nova estrutura organizacional do Sistema:
Quais são os objetivos e os reflexos esperados para as centrais e cooperativas de crédito que integram o Sistema a partir da constituição da Sicredi Participações S.A.?
Manfred - Gostaria de destacar que o Sicredi é uma organização muito jovem e que de tempos em tempos tem tido a felicidade de se reorganizar e de encontrar um novo jeito de caminhar para sustentar o seu crescimento.
O projeto de revisão da estrutura organizacional e de governança do Sicredi foi concebido tecnicamente, olhando-se experiências mundiais bem-sucedidas, e contou também com um amplo debate e discussão com as centrais e cooperativas do Sicredi, tendo sido aprovado de forma unânime. A grande decisão que norteou esse processo foi a de ter uma unicidade de comando a partir da constituição de um conselho de administração formal ligado a Sicredi Participações S.A. Este conselho irá centralizar todas as decisões estratégicas a partir das demandas oriundas das cooperativas, sendo formado pelos presidentes das centrais como membros natos, um presidente de cooperativa por central, podendo ser este o vice-presidente da central, e por executivos com reconhecido destaque no mercado financeiro. Os benefícios desse novo modelo para os associados serão a agilidade nas decisões, a simplicidade na forma de encaminhamento e de tratamento das questões. Temos a certeza de que todas essas questões irão contribuir para a satisfação dos associados nas suas cooperativas e nas suas unidades de atendimento. Essa mudança no nosso jeito de caminhar vem justamente ao encontro do que o Sicredi está buscando: focar as suas ações em benefícios dos seus associados e construir um Sistema forte para as próximas gerações que estão por vir. (Imprensa Sicredi)