RAMO CRÉDITO: Responsabilidade Social é tema de Fórum em Curitiba
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) promoveu, no último dia 29 de julho, o 10º Fórum de Responsabilidade Social Empresarial. Além de discutir sobre o verdadeiro conceito de Responsabilidade Social, o Fórum teve como objetivo divulgar e valorizar exemplos de empresas e pessoas que atuam e propõem projetos na área. Durante o encontro, diversas empresas instaladas em Curitiba fizeram demonstrações de cases de sucesso ligados ao setor de Responsabilidade Social, entre elas estava a Fundação Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo).
"A União faz a Vida" - Tânia Wolf, diretora técnica de Educação e Cidadania da Fundação Sicredi, foi convidada a apresentar o programa "A União faz a Vida". De acordo com a instituição, o programa é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso e conta com mais de 15 mil educadores, 165 mil crianças e adolescentes em mais de 1,3 mil escolas. Por meio da educação cooperativa, em apresentação, Tânia explicou que o trabalho tem a finalidade de formar cidadãos conscientes dos valores de cooperação e cidadania e garantir a construção de uma sociedade mais unida e empreendedora no futuro. "O Sicredi desenvolveu este trabalho por acreditar que a educação é capaz de transformar crianças e adolescentes em pessoas que quando adultas possam empreender coletivamente. Se os adultos do futuro não souberem trabalhar de forma cooperativa, valorizando o próximo, sabendo seus direitos e deveres como cidadãos nós não teremos sociedades cooperativas no futuro. Somente nos unindo é que poderemos transformar o meio onde vivemos", destacou.
Elogios - A iniciativa da Faciap em realizar um evento voltado à comunidade foi elogiada pela diretora técnica do Sicredi. Além disso, Tânia propôs que o Fórum seja levado a outros estados. "A iniciativa é fabulosa e está dentro dos princípios do programa A União Faz a Vida que é a sociedade se envolver com questões da própria comunidade. Esta ação deve ser propagada a outras regiões. Existe muita gente que desenvolve projetos sociais ou possui uma boa idéia. No entanto, essas pessoas não sabem por onde começar e o Sicredi serve de apoio a elas", esclareceu. O evento foi realizado de forma itinerante e passou pelas cidades de Paranavaí, Goioerê, Maringá, Toledo, Telêmaco Borba, Irati, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama e Curitiba. O encontro teve patrocínio do Sicredi. (Imprensa Sicredi)